31/01/2019 - 21:54 | última atualização em 01/02/2019 - 15:30

Felipe Santa Cruz é eleito presidente do Conselho Federal da OAB

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Eugenio Novaes|   Clique para ampliar
Nesta quinta-feira, dia 31, Felipe Santa Cruz foi eleito presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Felipe vai presidir o conselho no triênio que começa em 2019 e se estende até 2022. O Rio não tem um presidente do Conselho Federal há 38 anos: o último foi Eduardo Seabra Fagundes, que presidiu a entidade entre os anos de 1979 e 1981.

Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky nasceu no dia 3 de abril de 1972, filho único de Ana Lúcia e de Fernando Santa Cruz, desaparecido político aos 26 anos de idade. Advogado militante desde que se formou pela PUC-Rio, em 1997, é também mestre em Direito e Sociologia pela UFF.

A capacidade de liderança se manifestou ainda na faculdade, quando presidiu o Centro Acadêmico de Direito e do Diretório Central dos Estudantes da PUC-Rio. Já como advogado, destacou-se em grandes causas coletivas na área trabalhista, e deu aulas em cursos universitários de graduação e de pós-graduação.

Em 2006, foi eleito conselheiro da OAB/RJ. À frente do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da Seccional, comandou a implantação do projeto OAB Século 21, que equipou e modernizou as salas da Ordem em todo o estado. Foi, também, responsável pela criação do Recorte Digital e pelo oferecimento do plano odontológico gratuito, entre outros serviços. Três anos depois, os advogados elegeram Felipe para a presidência da Caarj. Escalonou e renegociou dívidas, estancando a sangria financeira com rigoroso controle sobre os gastos. Com o reequilíbrio, a Caarj voltou a exercer sua função essencial – assistir os advogados – por meio de projetos como o Saúde Preventiva, Nascer e o Aprender, e de convênios que garantem consultas médicas, exames e medicamentos a preços muito abaixo dos praticados no mercado.

Foi eleito presidente da OAB/RJ, e em 2013 tornou-se, aos 40 anos, o advogado mais jovem a assumir o comando da Seccional fluminense, sendo posteriormente reeleito para o triênio 2016/2018. Admirador de Ulysses Guimarães, Felipe diz espelhar-se no estilo conciliador do político (que presidiu a Assembleia Nacional Constituinte e era também advogado), especialmente na “capacidade de criar pontes onde há divergências”. Assume agora, aos 46 anos, o mandato de presidente do Conselho Federal da OAB para o triênio 2019/2022, sendo também o mais jovem a ocupar esse cargo.