06/04/2017 - 14:48 | última atualização em 06/04/2017 - 15:39

Felipe recebe representante de servidores dos tribunais de contas

redação da Tribuna do Advogado

Após ter seis dos sete conselheiros afastados por problemas com a Justiça, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ) se tornou alvo de preocupação da OAB/RJ. Nesta quarta-feira, dia 5, o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, recebeu em seu gabinete o presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), Amauri Perusso. Em pauta, discussões sobre a transparência dos tribunais e o processo de seleção dos conselheiros. "Estamos alertas à situação do TCE-RJ e já manifestamos isso, inclusive junto ao Conselho Federal", afirmou Felipe.

Amauri destacou que a Fenastc vem há tempos denunciando falhas no modelo de escolha dos conselheiros dos tribunais de conta. Segundo ele, a solução passa por democratizar o processo e dar mais transparência aos relatórios produzidos pelos tribunais. "Desta forma estamos produzindo um desastre nacional. O episódio ocorrido agora no Rio é a expressão mais recente e dá um pouco a dimensão da crise em que estamos metidos", disse.

De acordo com Felipe, a Ordem segue atenta ao seu papel institucional diante da crise por que passa o Rio e estuda maneiras de colaborar no que for solicitada. "Estamos acompanhando o caso e vamos, caso necessário, tomar as medidas necessárias para ajudar a salvaguardar e recuperar a credibilidade do tribunal", concluiu.