20/03/2013 - 19:04 | última atualização em 21/03/2013 - 19:15

Felipe reage a declarações de Joaquim Barbosa

redação da Tribuna do Advogado

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, reagiu de forma veemente às declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que na sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de segunda-feira, 19, afirmou existir um "conluio entre juízes e advogados" cuja existência seria "o que há de mais pernicioso" na Justiça brasileira.
Felipe Santa Cruz
Presidente da OAB/RJ

Felipe mostrou estranhamento em relação à conduta do presidente do STF, que, segundo ele, prestou um desserviço ao Judiciário e à advocacia, tentando colocar a população contra as duas instituições.

"Ao espalhar a dúvida sobre as nossas prerrogativas profissionais, o que o ministro quer é que os juízes ajam como ele, e não recebam os advogados. Ele dá o mau exemplo e depois lança suspeitas sobre aqueles juízes que agem corretamente, quer que os juízes não respeitem a prerrogativa dos advogados", criticou.

Felipe afirmou ainda que com a declaração "sem fundamento", Barbosa joga um manto de suspeita sobre todos. "Se ele desconfia de algum caso concreto, deve deixar isso claro e apontar os suspeitos. Que indique um fato para que os eventuais culpados de irregularidades sejam punidos. Até no período da ditadura os ministros do Supremo recebiam os advogados de presos políticos, coisa que ele não faz".