24/09/2008 - 16:06

Exame de Ordem: Cezar Britto acusa lobby de empresas

Da redação da Tribuna do Advogado

24/09/2008 - "O Exame de Ordem ser extinto é o mesmo que dizer que venceu o lobby das empresas privadas de ensino superior que só buscam o lucro a qualquer preço, sem nenhuma preocupação com a qualidade do ensino jurídico". A afirmação foi feita ontem pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Brito, ao comentar a possibilidade de a Comissão de Constituição e Justiça do Senado votar hoje a proposta apresentada pelo senador Gilvam Borges (PMDB-AP) de extinção do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da profissão de advogado.

Segundo Britto, o estelionato educacional existente no Brasil penaliza diretamente a classe pobre. A classe menos favorecida no País, que sonha em crescer por meio do saber, é que mais sai perdendo diante desse estelionato educacional. O presidente nacional da OAB lembrou que existem no país hoje mais de mil faculdades de Direito oferecendo cerca de 2,5 milhões de vagas para cursos de Direito. Desse total, segundo Britto, a metade das vagas é oferecida por apenas cinco grupos educacionais privados.

A exemplo de Cezar Britto, o presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous ,também condena a possibilidade de extinção do exame de Ordem. Segundo ele, a OAB, quando institui o exame de Ordem, não está exercendo um papel fiscalizador e,sim, lutando para assegurar a boa qualidade do futuro profissional e assegurar que os interesses da sociedade sejam bem defendidos por esses profissionais.

"A OAB não se limita a fiscalizar a atividade profissional, ela é muito mais do que isso. Ela é guardiã da ordem jurídica do Estado de Direito democrático e, como qualquer outra entidade, tem a obrigação e o dever de zelar pela dignidade dos seus representados. Isto é o que justifica o Exame de Ordem", afirmou Damous.