14/10/2022 - 16:51

COMPARTILHE

Evento na sede da OABRJ trata de questões relacionadas ao acolhimento do público infanto-juvenil

Encontro contou com a presença de especialistas da Rede Abrigo e da Vara da Infância, do Adolescente e do Idoso de São Gonçalo

Paula Freitas


A Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) da OABRJ promoveu nesta sexta-feira, dia 14, o encontro ‘Acolhimento em Pauta’ em referência ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 deste mês. O evento apresentou palestras sobre a ‘Situação do acolhimento no Rio de Janeiro’ e ‘Acolhimento e família acolhedora na VIJI de São Gonçalo”.

Silvana do Monte Moreira, presidente da CDCA, realizou a abertura do debate e relatou a frequente invisibilidade de crianças em território brasileiro, apesar dos direitos garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

“Vivemos hoje em um Estado mínimo. O Estado de bem-estar social foi abandonado e quem sofre mais com essa diminuição são os sujeitos de direitos: crianças e adolescentes. São pessoas em estágio de desenvolvimento, mas que não votam e não têm voz. Na maioria das vezes, são invisibilizadas pela própria sociedade, já que politicamente esse público não tem importância”, indicou Moreira.


A mesa foi composta também pelo vice-presidente do grupo, Felipe Fernandes; pelo diretor da Rede Abrigo, Douglas Lopes e pelo psicólogo da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de São Gonçalo, Lindomar Darós.

Ao longo da sua participação, Felipe Fernandes refletiu sobre a importância de debates, como o proporcionado pela CDCA, frente ao enfraquecimento de instituições relevantes na prestação do acolhimento da população infanto-juvenil. 

“Vemos o enfraquecimento dos Conselhos Estaduais e Municipais, dos Conselhos Tutelares, e precisamos que esses instrumentos estejam funcionando da melhor maneira possível justamente para o acolhimento dessas famílias, crianças e adolescentes nas instalações. Quanto mais respaldo dessas instituições, mais importante essa proteção será”, afirmou o vice-presidente.

Abrir WhatsApp