24/10/2024 - 16:35 | última atualização em 24/10/2024 - 16:48

COMPARTILHE

Evento na sede da OABRJ debate diversidade, cidadania e a advocacia

Ana Júlia Brandão




Na manhã desta quinta-feira, dia 24, o Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OABRJ, recebeu o evento “Diálogos entre diversidade, cidadania e a advocacia”, que teve como principal objetivo discutir as áreas de contato entre esses três eixos que são pressupostos de  uma sociedade mais justa e igualitária. 

Assista, na íntegra, pelo canal da Seccional no YouTube. 

A iniciativa desenvolvida pela Coordenadoria da Diretoria de Valorização da Advocacia da OABRJ no Âmbito da Diversidade teve dois painéis temáticos compostos por operadores do Direito e especialistas que direcionaram suas carreiras para a inclusão e a representatividade.

Clique aqui e veja a programação completa. 

“Nossa ideia é ajudar a classe a entender a importância desses temas que estamos discutindo. É fundamental falar sobre isso, não apenas pelo viés das prerrogativas da advocacia, mas, também, para levar a ideia a toda a sociedade”, explicou o coordenador da Diretoria de Valorização da Advocacia da OABRJ no Âmbito da Diversidade, Diego Piassabussu. 


Além de Piassabussu, também participaram da abertura a coordenadora da Diretoria de Valorização da Advocacia da Seccional no Âmbito da Celeridade Processual, Danielle Peixoto, e o coordenador-adjunto no Âmbito da Diversidade, Hilton Rodrigues.

Danielle reforçou o papel da Ordem de propor a discussão essencial tanto para a classe quanto para o  exercício da cidadania. 

“Esse tema é muito importante para a advocacia, porque uma das funções imprescindíveis do advogado e da advogada é proteger o cidadão e suas garantias constitucionais fundamentais”, declarou. “Quando queremos falar de uma democracia forte, não podemos prescindir da pluralidade de ideias e do respeito à liberdade de expressão de cada indivíduo, seja  advogado ou não. Então, esse papel é profissionalmente nosso.”

Já Rodrigues fez uma reflexão sobre a relevância da diversidade e da inclusão na sociedade. 

“O motivo fundamental para desenvolvermos políticas públicas de responsabilidade social é a nossa própria Constituição Federal.  Felizmente, começamos a perceber que, de algum tempo para cá, promover a inclusão passou a ser fundamental para muitas organizações.”

Abrir WhatsApp