10/06/2021 - 17:18 | última atualização em 10/06/2021 - 17:24

Evento com presença do ministro Fux marca posse de Paulo Grossi na Comissão Nacional de Celeridade Processual

Luciano Bandeira, que idealizou junto a Grossi o grupo de sucesso da OABRJ, também será palestrante

Jornalismo da OABRJ

Após dois anos de uma experiência de sucesso à frente da Comissão de Celeridade Processual da OABRJ, o diretor de Valorização da Advocacia da Seccional, Paulo Grossi, inicia nesta sexta-feira, dia 11, sua gestão liderando o grupo que tratará do problema da morosidade no andamento dos processos a nível nacional.

Já começando os trabalhos, Grossi tomará posse em evento que contará com a presença do ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, além de vários convidados especiais que debaterão um tema destacado pelo advogado como um dos mais importantes na área do Direito atualmente: a razoável duração do processo.

"O tempo é nosso bem mais precioso e temos que procurar resolver a entrega da prestação jurisdicional com a qualidade adequada. Cortes internacionais de direitos humanos já condenaram países por questões de morosidade processual, para termos uma noção da gravidade da questão", ressalta o presidente da recém-criada comissão.

Segundo ele, o presidente do Conselho Federal, Felipe Santa Cruz, teve a sensibilidade de observar que o trabalho pensado por Luciano Bandeira para a OABRJ deveria ser replicado para todo o Brasil.

"A ideia é aplicar as ações de sucesso da comissão estadual, observando, claro, as demandas de cada seccional, incrementar com novas ideias, ver o que podemos fazer para melhorar. A exemplo do que fizemos no Rio, com as subseções, teremos no Brasil, em cada estado, representantes para tocar a pauta. Precisamos neste momento estar de mãos unidas, inclusive com o Judiciário, porque sabemos que a morosidade é uma das maiores mazelas não só da advocacia, mas que afeta o sistema como um todo. Nós queremos buscar soluções para esse problema que já se estende por décadas".

Luciano, que abriu as portas para a criação do grupo na Seccional em 2019, será um dos participantes do seminário desta sexta, juntamente com Felipe. Além deles, Grossi e a vice-presidente da comissão, Adriane Cristine Magalhães, irão compor o painel inicial com Fux.

Já o consultor do grupo, Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, falará sobre Celeridade processual e os benefícios para a advocacia. A secretária da comissão, Nívea Braga, fará a mediação.

O evento será transmitido online, das 10h às 12h, pela plataforma do Conselho Federal