01/08/2008 - 16:06

Evento organizado pela OAB/São Gonçalo reune candidatos à Prefeitura da cidade

Evento organizado pela OAB/São Gonçalo reuniu ontem cinco dos seis postulantes à Prefeitura da cidade

Do Jornal O Fluminense

01/08/2008 - Uma palestra sobre a gestão de recursos públicos, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção São Gonçalo, reuniu cinco dos seis candidatos à Prefeitura do município, ontem pela manhã.

Graça Matos (PMDB), Altineu Côrtes (PT), Josemar Carvalho (PSOL), Patrícia da Silva (PRTB) e Edson Pimentel (PSTU) acompanharam a palestra de abertura, proferida pela delegada adjunta da Receita Federal em Niterói, Luciene Ferro, que falou sobre gastos públicos. Depois foram convidados a apresentar as suas propostas. A ordem dos discursos foi definida por sorteio.

Única candidata a não comparecer ao evento, a prefeita Aparecida Panisset (PDT), que disputa a reeleição, justificou a ausência, através de nota encaminhada à imprensa por sua assessoria. A pedetista lamentou não ter podido comparecer ao encontro, mas salientou que "como prefeita da cidade, tinha compromissos pré-agendados e precisou passar a manhã em reuniões em seu gabinete, na sede da Prefeitura".

Ao fim da apresentação da delegada de Niterói, os candidatos presentes foram convidados a falar sobre o tema e a apresentar idéias e propostas dentro da questão principal do encontro. Por ordem de sorteio, Graça Matos foi a primeira a discursar e afirmou que é importante informar a população os tributos que eles mesmos pagam.

"Vamos fazer uma cartilha que visa esclarecer que tipo de impostos o povo gonçalense paga, pois na maioria das vezes, as pessoas pagam os tributos e não sabem nem para que servem", disse.

Transparência - A peemedebista frisou que o governante sério tem que trabalhar com transparências, principalmente nas licitações. Graça Matos revelou o desejo de juntar todos para falar sobre a questão do dinheiro público.

"Vamos reunir a sociedade para discutir de onde vem os recursos, agrupar empresários, comerciantes e criar uma ouvidoria para a população fiscalizar. Pedirei ajuda da delegada para que ela me auxilie em montar a cartilha", garantiu.

A segunda a ter a palavra foi Patrícia da Silva, que falou da importância de se expor o assunto sobre contas públicas. Contudo, fugindo um pouco ao tema proposto, aproveitou para resumir o seu plano de governo.

"Vamos ter um governo pautado na ética, responsabilidade social e transparência. Faço uma campanha sem promessas e só enfatizo que, se eleita, vou dar abertura para concurso público na Prefeitura. Precisamos de profissionais tecnicamente capacitados para cada função nas secretarias", resumiu a candidata.

Fome - Edson Pimentel, com um discurso inflamado, disse que existem dois pólos na sociedade: capital que detêm o poder versus periferia. Em cima disso, o candidato do PSTU falou sobre sua diretriz principal: o combate a fome.

"Este é um bom debate e nós acreditamos na inserção social. Temos um projeto para por fim a fome, a miséria, as mazelas que o sistema capitalista impõe. Cumprir as leis ameniza a situação de caos e é necessário que todos estejam inseridos na sociedade de forma digna", expôs.

Já Josemar Carvalho, o quarto a explicitar suas idéias, deixou claro que chegou preparado para discursar durante vinte minutos.

"Vou ter que resumir muito mais do que eu previ porque o tempo é menor do que nos foi dito anteriormente", declarou ao ser informado de que teria, assim como os outros, apenas sete minutos.

Aproveitando o espaço e a quantidade de pessoas presentes no evento, o candidato do PSOL alfinetou a ausência da atual prefeita Aparecida Panisset.

"Governo não e só pracinha. Isso mostra o descompromisso com a sociedade. Vamos garantir no governo 25% para a educação, 18% para a saúde, 5", para assistência social e 1% para a cultura, de acordo com orientação da Unesco. Ter transparências das verbas, formar conselhos populares e valorizar servidores", proferiu.

Controle - O último candidato, Altineu Côrtes, primeiramente pediu desculpas pelo atraso e ressaltou que o controle interno e a aplicação do orçamento são fundamentais para a saúde financeira da prefeitura.

"As pessoas precisam saber onde o dinheiro municipal é gasto. As contas têm que estar na internet para que todos os cidadãos possam ter acesso a elas. Ou tudo fica transparente ou não vamos conseguir mudar a cidade", disse o petista. O candidato viu com bons olhos a iniciativa da OAB em promover o encontro. Ele, assim como Josemar, aproveitou para falar sobre a ausência de Aparecida Panisset no evento.

"Quero parabenizar a OAB pela iniciativa e oportunidade que deu a todos os candidatos. Vou participar de todos os convites onde eu tenha a oportunidade de esclarecer minhas idéias para o município. Só lamento que a prefeita não possa ter vindo. Acho que era expectativa de todos que ela viesse para poder responder aos questionamentos sobre sua atual administração e o que ela pretende mudar para a próxima, caso eleita", provocou.