25/10/2022 - 16:04 | última atualização em 25/10/2022 - 16:08

Evento na OABRJ discutiu otimização mental

Cerimônia contou com lançamento do livro "Leitura dinâmica e memorização"

Realizado no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, na noite de segunda-feira, dia 24, pela OABRJ e pelo Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB), com o apoio da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), o evento "Otimização dos recursos da mente" contou com palestras e foi palco do lançamento do livro "Leitura dinâmica e memorização", de autoria do professor e desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) William Douglas, em parceria com o mestre em ciências jurídicas e empresariais Ricardo Soares.

"A otimização dos resultados da mente não é um tema muito comum nas discussões da advocacia", afirmou Douglas.

"Lembro-me de quando lancei meu livro 'Como passar em concursos', muitos riram e disseram que eu me tornaria o Lair Ribeiro da advocacia. Isso é algo que não desapareceu. Muitas vezes os profissionais da área jurídica pecam pela falta de interdisciplinaridade e por não ouvir melhor profissionais de outras áreas. Aulas de administração e marketing para as quais olhei inicialmente com algum desprezo me mostraram um conteúdo que a faculdade e os cursos de formação para a magistratura não me ensinaram, e os concursos não me cobraram. Então hoje estou absolutamente convencido de que nos concursos para a magistratura e para o Ministério Público há matéria jurídica demais e matéria de gestão de menos. A gestão de pessoas é o que faz com que sejamos queridos e respeitados por advogados e funcionários e que nossa produtividade aumente".

Compuseram a mesa, além do desembargador, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; o subprocurador da Seccional, Luiz Felipe Salomão Filho, e a presidente da Comissão de Processo Civil da OAB/Barra da Tijuca, Manoela Dourado.

"Wiliam destaca que dentro de uma formação jurídica muitas vezes falta um conhecimento da natureza humana, e isso é algo que chama a atenção", afirmou Soares.

"Nós trabalhamos com pessoas, para pessoas e por pessoas. Estamos em um momento bem bacana, pós-pandêmico, e eu lido muitas vezes com profissionais que não tiveram, em sua formação, oportunidades de discutir o comportamento humano. Nessas horas, eu me recordo dos ensinamentos de Sun Tzu em 'A arte da guerra': 'Se você conhece a si mesmo e ao inimigo, não precisará temer o resultado de cem batalhas. Se conhece a si próprio, mas não conhece o inimigo, para cada vitória, sofrerá uma derrota. E se não conhece nem a si nem ao inimigo, perderá todas as batalhas. O autoconhecimento e o conhecimento do contexto é que farão com que vocês otimizem os recursos da mente e façam escolhas acertadas".

Após a cerimônia, os autores realizaram uma sessão de autógrafos aos presentes no Salão Nobre. Assista à íntegra do encontro no canal da OABRJ no YouTube.