04/07/2024 - 19:22 | última atualização em 04/07/2024 - 19:31

COMPARTILHE

Evento da OABRJ discute poder de transformação do empreendedorismo feminino

Ana Júlia Brandão



A OABRJ recebeu, na tarde desta quinta-feira, dia 4, o evento “O poder transformador do empreendedorismo feminino”, realizado pela Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico da Seccional. 

Assista na íntegra no nosso canal do YouTube. 

De acordo com dados fornecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil é o 7° país com maior número de empreendedoras - dos 52 milhões de empreendedores existentes no país, 32 milhões são mulheres. Ou seja, elas são a base do mercado empreendedor nacional. 

Pensando nisso, a comissão trouxe uma série de painéis temáticos a fim de incentivar o público feminino na área. A iniciativa teve como objetivo tratar do papel da mulher no ambiente de trabalho e, principalmente, debater como estas atividades podem ser transformadoras. Também foram abordados os desafios e obstáculos enfrentados por estas profissionais no dia a dia, já que muitas desempenham jornada dupla ou tripla. Clique aqui e veja a programação completa. 

“A gente precisa ter essa união das mulheres, esse empoderamento, para que saibam que podem, que são capazes e que podem ir além, podem estar realmente onde quiserem. Então a missão da nossa comissão é justamente ampliar e motivar, reforçando que não existe apenas um nicho do Direito, por exemplo”, afirmou a presidente do grupo organizador, Simone Amara Fernandes. 

Ela ainda reforçou a função da atividade empreendedora como um fator libertador para muitas mulheres e a importância da discussão do tema, tanto para a advocacia quanto para a sociedade.


“Nós desenvolvemos esse trabalho sobre empreendedorismo feminino justamente porque a grande maioria dos empreendedores são mulheres que entram no mercado pela necessidade, pela dificuldade em conciliar os horários para poder cuidar dos filhos, cuidar da casa. Além daquelas que muitas vezes encontram no empreendedorismo uma forma de obterem independência financeira".



Além de Fernandes, a mesa de abertura do encontro contou com a presença da CEO do movimento Mulheres de Sucesso de Nova Friburgo, Fernanda Oliveira; da palestrante Caroline Marcan; da coordenadora de empreendedorismo feminino da Secretaria de Estado da Mulher, Rejane Ribeiro; e da diretora do projeto Empreendedoras da Baixada, Nathalie Drumond.

Abrir WhatsApp