07/11/2022 - 17:54

Evento na OABRJ debate ferramentas para resolução de conflitos familiares

Encontrou apresentou o aplicativo Zelle criado para facilitar comunicação em cenários de guarda compartilhada

Felipe Benjamin

Realizado na manhã de segunda-feira, dia 7, pela Comissão de Estudos sobre Alienação Parental da OABRJ e pela Comissão OAB Vai à Escola da Subseção de Nilópolis, o evento "Ferramenta para solução positiva de conflitos familiares e alienação parental" apresentou, no Plenário Carlos Mauricio Martins Rodrigues, o aplicativo de cuidado compartilhado Zelle, elaborado por empreendedores juntamente com o Centro em Empreendimentos em Informática (CEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As duas comissões organizadoras foram representadas por suas respectivas presidentes, Danielle Aguiar de Vasconcellos e Angélica Aniro Lira. O encontro contou ainda com a presença da vice-presidente da Comissão de Gestão Positiva de Conflitos da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Mônica Tenório, e da diretora-executiva da Zelle, Aline Poulsen.

"Quando falamos de alienação parental falamos de conflitos familiares muito fortes, então trazer esse olhar novo, com métodos de solução consensual de conflitos e aplicativos que podem facilitar bastante a gestão dessa guarda, e ajudar a dissolver esses conflitos, é algo muito importante", afirmou Danielle.

Arquiteta de formação, Poulsen falou sobre a criação do aplicativo, surgido a partir da dificuldade de comunicação com o ex-marido, com quem divide a guarda de seus dois filhos.

"Uma das perguntas que mais ouço dos clientes é se sou advogada, e respondo que não, na verdade, sou divorciada mesmo", afirmou Poulsen, que também comanda o Ladies in Tech, um grupo de apoio ao empreendedorismo feminino em tecnologia.

"Depois de meu divórcio, me comunicava com meu ex-marido apenas por SMS e tive a ideia de um aplicativo no qual pudesse organizar os dados sobre a saúde e a agenda dos meus filhos para que pudesse facilitar a comunicação. O projeto começou com o nome de Guarda, justamente por estar ligado à realidade da guarda compartilhada dos filhos, algo que marcou boa parte da minha vida. Filhos que vivem em meio a relações familiares conflituosas são três vezes mais propensos a adoecer ao longo da vida, e evitar isso é o objetivo do aplicativo".

Representante da ABA, Mônica Tenório destacou a necessidade de evolução entre os advogados, que devem buscar os mais diversos instrumentos para evitar um cenário de litigiosidade em questões de disputa de guarda ou de guarda compartilhada.

"Muitos pensam que, no caso da alienação parental, a relação envolve apenas o alienador, o alienado e a criança, mas isso não é verdade", afirmou Tenório.

"Sabemos que esses conflitos respingam nos outros familiares e, por isso, é importante o uso de outros métodos, como por exemplo, da mediação, de terapias, e de outros profissionais que trabalhem com esta questão. Temos, na casa da família, o exemplo da oficina de parentalidade. Os processos que passam por esse projeto têm um índice de acordos de 85%. Em qualquer utilização de ferramentas que levem à compreensão mais profunda das questões que envolvem a alienação parental é possível ver resultados significativos, com redução de danos à criança e diminuição da litigiosidade. Por isso é essencial que os advogados tenham ciência dessas opções para diminuir os danos".

Citado como uma ferramenta inovadora para guarda e convivência paterno-filial, o Zelle permite a pais que armazenem informações sobre seus filhos e cópias de documentos, organizadas por tópicos. É possível cadastrar até seis dependentes e dez conexões familiares, formando grupos de trocas de informações e mantendo uma agenda para atividades dos filhos. O aplicativo conta ainda com um bloqueio de mensagens ofensivas e um blog com orientações sobre convivência familiar. A empresa ainda estuda desenvolvimentos que incluirão um plataforma web, além de variações do aplicativo dedicadas à guarda compartilhada de animais de estimação e cuidado de pessoas idosas.

"Temos um grande desejo de atender famílias assistidas por Defensorias Públicas e projetos sociais", afirmou Poulsen.

"Acreditamos muito no impacto positivo da Zelle, principalmente porque a ideia do projeto acabou se desenvolvendo muito em parte graças ao incentivo de uma defensora pública, e acreditamos que é possível estender isso a qualquer família. No dia do lançamento oficial do aplicativo fiz um post no Instagram e acabei atraindo vários advogados como seguidores. Uma delas, que eu até hoje não conheço pessoalmente, posteriormente me parabenizou pelo aplicativo, afirmando que ele havia ajudado a resolver um conflito que se arrastava por mais de um ano. Foi ali que realmente vi que poderíamos alcançar nosso objetivo, e o que queremos entregar para a sociedade".