07/10/2024 - 18:07 | última atualização em 07/10/2024 - 18:26

COMPARTILHE

Evento da OABRJ debate assédio moral e saúde mental no ambiente de trabalho

Ana Júlia Brandão



A OABRJ recebeu, na tarde desta segunda-feira, dia 7, o evento “Do assédio moral à saúde mental no trabalho”. O encontro debateu diferentes questões relacionadas ao tema e, principalmente, os pontos de contato entre as duas pautas.

Assista à transmissão completa pelo nosso canal do YouTube. 

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, 42% dos brasileiros já sofreram assédio moral. Além disso, neste mesmo cenário mercadológico, uma pesquisa reproduzida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) aponta que 24% dos trabalhadores já precisaram se afastar do emprego por estresse, e desses, 37% afirmam não se sentirem confortáveis em assumir para os colegas de trabalho, ou mesmo para a empresa, que o afastamento foi motivado para cuidar da saúde mental. 

Neste contexto, a iniciativa, promovida pela Comissão de Combate ao Assédio Moral no Trabalho da Seccional, resolveu abrir espaço para um debate acerca das duas temáticas que, na maioria das vezes, caminham lado a lado. 


“Este é nosso primeiro evento e queremos iniciar nosso trabalho abrindo espaço para tratarmos deste tema tão importante. É fundamental trazermos à público e fazermos com que todos e todas estejam dispostos a ouvir, aprender e construir em torno deste assunto”, declarou a presidente da comissão organizadora, Débora Brazil. 



Também compuseram a mesa de abertura a vice-presidente do grupo, Fernanda Serra, e as integrantes da comissão, Aline Perdigão e Sabrina Puell. Já as palestras do encontro ficaram a cargo da jornalista, idealista do Movimento pela Produtividade Sustentável e do manifesto para Equipamentos de Proteção Individual de Saúde Mental, Izabella Carmargo, e da chief happiness officer, especialista em Compliance Comportamental e Gerenciamento de Estresse Corporativo, Karina Uchoa.

Abrir WhatsApp