16/10/2024 - 15:22 | última atualização em 16/10/2024 - 18:22

COMPARTILHE

Evento da OABRJ aborda tratamento de zoonoses e a forma como a saúde humana e a dos animais estão interligadas

Ana Júlia Brandão



O Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OABRJ, recebeu, na manhã desta quarta-feira, dia 16, um evento com foco no tratamento de zoonoses, doenças transmitidas de animais para humanos ou de humanos para os animais.

A iniciativa, promovida pelas comissões de Proteção e Defesa dos Animais e de Direito Sanitário e Saúde da Seccional, foi transmitida ao vivo e pode ser assistida, na íntegra, pelo YouTube.  

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses, doenças responsáveis por cerca de 2,4 bilhões de casos de doenças e 2,2 milhões de mortes por ano no mundo. Neste contexto, as duas comissões temáticas se uniram para discutir, especialmente, como a saúde humana e dos animais estão interligadas, contando com um time de especialistas para tratar das especificidades do tema e buscar soluções de combate dessas doenças. 


“Além de prestar o esclarecimento sobre as zoonoses, nosso foco é buscar com as autoridades municipais, estaduais e federais formas de minimizar este problema que atinge a população do Brasil inteiro”, afirmou o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OABRJ, Reynaldo Velloso. 



Já o presidente da Comissão de Direito Sanitário e Saúde, Luiz Felipe Conde, reforçou os pontos de contato entre a pauta de proteção aos animais e a saúde pública. 

“É fundamental que tenhamos cuidado com os animais para que possamos cuidar de nós também. Até porque, se não tivermos um ambiente ecológico harmonicamente saudável, ele começará a afetar a saúde da população".

Os especialistas que participaram foram: o diretor administrativo e financeiro da Universidade Estácio de Sá - Copacabana, Felipe Stilben; o membro titular do CRMV/RJ, Marco Rodrigues; a médica-veterinária integrativa presidente do Grupo de Resgate Técnico Animal, Leniane Nogueira; a médica-veterinária integrativa em ozonioterapia e integrante da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OABRJ Rebeka Cury; e a médica-veterinária dermatologista, Tifanny Pinheiro Pires.

Ao final do evento as comissões também realizaram a coleta de doações de ração.

Abrir WhatsApp