11/10/2019 - 17:33

COMPARTILHE

Evento da CDPD promove conscientização sobre Síndrome de Irlen

Clara Passi

Pouco conhecida do público, a Síndrome de Irlen - alteração visuoperceptual causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura - foi tema de um evento promovido pela Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OABRJ em parceria com a ONG Abraneurodiversidade, nesta sexta-feira, dia 11, na Seccional. 

O encontro marcou o término da semana estadual de conscientização sobre a síndrome (instituída pela Lei nº 8100, de 2018) e o início da internacional, agendado para segunda-feira, dia 14.  

Participaram do colóquio a presidente e a vice da Abraneurodiversidade, Ana Lecticia Rezende e Bárbara Assis; o assessor da vereadora Luciana Novaes (PT/RJ), André Fernandes, a psicóloga screener em Síndrome de Irlen Daniela Brauer, a presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência do Estado, Roberta Sales, e a diretora do Instituto Municipal Helena Antipoff, Kátia Nunes. Muitos dos participantes são portadores da condição.

O presidente de honra da CDPD, Geraldo Nogueira foi anfitrião. 

“A OAB está sempre ao lado dos mais fracos da sociedade. Fico feliz de ver o crescimento do movimento Irlen, lembro-me quando Bárbara chegou à Ordem sozinha e logo soube aproveitar bem os espaços, arregaçou as mangas e puxou o grupo. Eu me sinto parte desse progresso”, disse Nogueira. 

Abrir WhatsApp