26/08/2016 - 17:03 | última atualização em 29/08/2016 - 15:26

Evento em Barra Mansa encerra comemorações de 50 anos das subseções

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
A advocacia de Barra Mansa lotou o auditório da subseção nesta quinta-feira, dia 25, para celebrar os 50 anos de interiorização da Seccional. O evento foi marcado por homenagens aos colegas com mais de 50 anos de advocacia, com a entrega da medalha Sobral Pinto, e aos ex-presidentes da subseção, que receberam uma placa comemorativa. A subseção também homenageou o advogado Luiz Carlos do Amaral, que faleceu em abril deste ano. A filha dele, a também advogada Luciana Amaral, esteve presente. A cerimônia encerrou as comemorações nas treze primeiras subseções criadas pela OAB/RJ.

“Fechamos o mês do advogado celebrando os 50 anos das subseções. Nós, como profissionais do Direito, temos que ter orgulho da nossa história e o resgate da memória tem papel fundamental nisso”, afirmou o tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Luciano Bandeira, que representou o presidente Felipe Santa Cruz na ocasião.

O diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, Aderson Bussinger, foi um dos responsáveis pelo resgate da memória dos 50 anos das subseções da OAB/RJ, com a produção da revista comemorativa sobre o cinquentenário. “A memória é uma ferramenta da advocacia e da OAB. E essa fermenta serve para que nós possamos recordar, mas também sejamos melhores como pessoas, como advogados e como instituição”, destacou.

Carlos André Pedrazzi, que dirige o Departamento de Apoio às Subseções (DAS), lembrou a importância do papel da Ordem na sociedade. “Temos o compromisso de defender a Constituição Federal, a democracia e a inclusão social. Temos que trabalhar por aquele colega que precisa do apoio de nossa instituição”. A fundamental participação das mulheres no cotidiano da Ordem foi lembrada pela secretária adjunta da Caarj, Marisa Gáudio: “A advocacia é de homens e de mulheres, é de todo nós”, pontuou.

O atual presidente da OAB/Barra Mansa, Noé Garcez, agradeceu aos funcionários da subseção. “Eles são o coração da subseção. Sem eles, não sobrevivemos”, afirmou. Ele também destacou a necessidade de manter viva a memória das subseções. “Não podemos projetar o futuro sem reverenciar o passado”, disse.

Também participaram do evento os presidentes das subseções de Petrópolis, Marcelo Schaefer, e de Santa Cruz, Paulo dos Santos Freitas; o vice-presidente da OAB/Campo Grande, Sidney de Sá Barroso; o coordenador do DAS na Capital, Ricardo Menezes e o procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira.