13/10/2015 - 15:18 | última atualização em 14/10/2015 - 11:41

COMPARTILHE

Eutanásia nos animais será discutida em evento desta quarta

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ vai tratar sobre a eutanásia em evento desta quarta-feira, a partir das 11h. De acordo com o presidente da CPDA, Reynaldo Velloso, apesar de importante e prática recorrente nos animais, o tema é pouco abordado. "Convidamos o veterinário coordenador da Clínica Veterinária da Suipa, João Gustavo Nogueira, que já salvou diversos animais com diagnóstico para eutanásia. Acho importante apresentar medidas que podem postergar este procedimento", disse.
 
"Basicamente estaremos discutindo o direito dos animais de não serem submetidos a esta prática.
Geralmente a eutanásia é feita nos casos de zoonoses, como as doenças graves infecto-contagiosa incuráveis, que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais. Estes procedimentos são duvidosos, pois carecem de laudos específicos. Além de tudo, devemos sempre dar uma chance à vida.
Pessoas entendem que em caso de doenças incuráveis e sofrimentos, os animais devem ser sacrificados para não sofrer. Este será o nosso debate", detalhou o presidente da CPDA.
 
O debate terá ainda a participação do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Cícero Pitombo, da mestre em Bioética Médica Veterinária Cirúrgica do Instituto Jorge Vaistmann Priscila Naurath e da especialista em terapia com células-tronco Rebeka Galvão.
 
O evento acontece no Plenário Evandro Lins e Silva, localizado no 4º andar da sede da OAB/RJ. 
Abrir WhatsApp