30/03/2023 - 18:30 | última atualização em 04/04/2023 - 12:59

Estudantes de Ricardo de Albuquerque participam da primeira edição do ano do projeto ‘Calçada da Cidadania’

Alunos conheceram as sedes da OABRJ, do MP, IAB e Defensoria Pública

Biah Santiago

Além de ser contemplada por um belo cenário carioca, a Avenida Marechal Câmara também abriga, em alturas diferentes, entidades que possuem relevância institucional perante a sociedade. O projeto ‘Calçada da Cidadania’ nasceu diante dessa perspectiva e é responsável por levar estudantes da rede pública para conhecerem as instalações e as histórias da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e da OABRJ. Os convidados da primeira edição do ano foram os alunos da Escola Municipal Alexandre Farah, do bairro Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Nesta edição, a visita começou pelas sedes da Defensoria e da Seccional, onde os alunos foram apresentados ao Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira e mostraram-se entusiasmados com perguntas relacionadas ao Direito, além de ouvirem depoimentos de dirigentes da Ordem. Pela primeira vez, o projeto contou com transmissão ao vivo no canal da OABRJ no YouTube, veja quando quiser.

“O local onde vocês se encontram possui este nome em homenagem a um grande e relevante advogado para a história da Seccional e do nosso país”, contou o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ, Aderson Bussinger.

“Modesto foi um homem que defendeu presos políticos na época da ditadura militar, arriscou sua própria vida em nome da democracia, junto ao [Heráclito Fontoura] Sobral Pinto, renomado advogado que dá nome a este prédio”.

Os estudantes também puderam extrair experiências das falas do subcorregedor da OABRJ e colaborador do Centro de Pesquisa, Mário Leopoldo; da presidente e da integrante da Comissão OAB Vai à Escola da Subseção do Méier, Adriana Pina e Luize Dias, respectivamente; da historiadora do MPRJ, Nataraj Trinta; e da estudante de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Campus Nova Iguaçu, Clara Braga.

Durante o encontro, os alunos assistiram a um vídeo institucional da Ordem. Uma das responsáveis pelo projeto, Adriana Pina ressaltou a importância de promover conhecimento da cidadania na época escolar.

“O objetivo do projeto é justamente construir a consciência do exercício de sermos cidadãos desde novos”.

“A Ordem está de portas abertas para vocês, mostrando que não somos uma entidade inalcançável e estamos a postos para garantir a cidadania de cada indivíduo na sociedade. Uma vez que seus direitos sejam negados, a OABRJ se faz presente, pois temos diversos setores e comissões para atendê-los”, declarou o subcorregedor Mário Leopoldo.

“A advocacia é uma profissão ímpar, mas não é fácil como muitos a veem. Nós lutamos pela qualidade de conhecimento, postura ética de cada advogado e advogada”.