19/02/2011 - 15:49

ESA e OAB Jovem participam do Colégio de Presidentes

19/02/2011 - No segundo dia de reuniões do Colégio de Presidentes, o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA) da Seccional, Renan Aguiar, divulgou a lista de atividades programadas pela Escola para o interior em 2011. De acordo com ele, um dos destaques são os cursos telepresenciais, que tem grande alcance e vão possibilitar que colegas que não residem na capital assistam aulas sobre diversos temas, com os professores mais qualificados.

Para realizar as aulas, Aguiar pediu o apoio dos presidentes de subseções. "Esse é um sistema extramamente oneroso, que requer um trabalho técnico de muito custo. Não temos finalidade arrecadativa para a Ordem, mas temos certeza que, se forem bem feitos, os cursos pagarão todos os custos utilizados para a sua transmissão e ainda sobrará uma parte para as subseções", avaliou ele.

Um colégio de presidentes da ESA foi outra sugestão feita pelo presidente. A ideia, segundo ele, é reunir os representantes das Escolas de Advocacia das subseções para debater projetos comuns e necessidades específicas de cada região: "Temos subseções com características e necessidades distintas e precisamos analisar o que podemos realizar em conjunto em cada uma delas. É importante criar diretrizes e executá-las. Devemos fazer com que esse colegiado da ESA seja um sucesso, pois todas as decisões partirão dele".

Aguiar também informou que, no segundo semestre, serão promovidos seminários itinerantes sobre o Código de Processo Civil, além de palestras. "A ideia é levarmos grandes nomes da área para discutir as mudanças que estão por vir no CPC", explicou. "Com todos esses projetos reunidos, chegaremos, sem duvida nenhuma, a todas as subseções", disse o presidente da ESA.

OAB Jovem

Uma equipe da Comissão OAB Jovem também esteve no Colégio de Presidentes para divulgar o trabalho da Comissão. Segundo o vice-presidente, William Muniz, em 2011 estão programadas diversas atividades, como o colégio de presidentes de OAB Jovem no estado e o encontro nacional de presidentes da Comissão, que será realizado no Rio de Janeiro.