26/04/2023 - 19:33 | última atualização em 28/04/2023 - 20:01

COMPARTILHE

ESA Nacional anuncia realização de Concurso de Artigos Acadêmicos

Advogados e magistrados podem enviar obras até o dia 30 de junho

Felipe Benjamin




A Escola Superior de Advocacia Nacional anunciou a realização do Concurso Nacional de Artigos Acadêmicos que terá como tema os 20 anos de vigência do Código Civil no Brasil. O concurso é realizado em parceria com o Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Com o objetivo de fomentar o debate e a produção acadêmica no que se refere à aplicação e interpretação do Direito Civil codificado, a competição foi dividida dentro das seguintes áreas temáticas: parte geral, obrigações, contratos, responsabilidade civil, coisas, família, sucessões e direito digital. Podem participar magistrados inscritos como associados da AMB e advogados inscritos nos quadros da Ordem, em situação regular quanto às obrigações estatutárias. São duas categorias distintas de participação, sendo uma para magistratura e outra para advocacia.

Serão premiados os três primeiros colocados em cada uma das oito áreas temáticas indicadas, totalizando 24 artigos. Os vencedores apresentarão os seus trabalhos em evento científico a ser realizado em Brasília/DF, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em palestra de 20 minutos de duração precedida por cerimônia de entrega dos respectivos diplomas e certificados. Os artigos escolhidos também constarão de obra coletiva a ser publicada oportunamente.

Os artigos enviados devem possuir entre dez e vinte páginas, e serão avaliados pela Comissão Julgadora em cinco quesitos: originalidade de abordagem; clareza dos objetivos e coerência nas análises e nas conclusões; estrutura do texto equilibrada e redação apropriada; adequação metodológica, e consistência nas conclusões e coerência da bibliografia com o tema proposto.

As inscrições estão disponíveis no Portal da ESA Nacional, no qual é possível a anexação do artigo da autoria do candidato, até as 23h59 do dia 30 de junho de 2023 e só estará confirmada após o recebimento, pelo candidato, do e-mail de confirmação.

Abrir WhatsApp