02/02/2016 - 09:12 | última atualização em 15/02/2016 - 15:12

Em entrevista, Felipe critica juízes por "olharem para o próprio bolso"

jornal O Dia

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, concedeu uma entrevista à coluna Justiça e Cidadania, publicada no jornal O Dia  desta terça-feira, dia 2, e comentou a negociação entre o Judiciário e o Governo do Estado para o pagamento do salário de servidores e juízes. Ele criticou o fato de os magistrados se concentrarem em interesses pessoais e também o desperdício de dinheiro público.

Veja abaixo a integra da entrevista:

'Juízes olham o próprio bolso'
A queda de braço entre o Judiciário e Governo pelo pagamento salarial vai paralisar o Estado. A avaliação é do presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz. Ele critica o fato dos magistrados estarem olhando apenas para o próprio bolso quando um juiz determina o depósito do salário. Mas também lembra que o governo fez farra com o dinheiro público na época das vacas gordas.

O Judiciário está dando mau exemplo?
Juízes olham o próprio bolso. É juiz dando liminar para pagar juiz. O barco está furado. Executivo e Judiciário não podem remar para lados opostos.

Nos últimos anos, o Executivo foi generoso com o Judiciário pagando atrasados.
A falta de pão acaba com a razão. Quem pode fala alto. E quem não pode, como professores, vão pagar o preço sozinhos? Havia harmonia com o governo na riqueza. O tribunal tem 800 carros, muitos de luxo. Cada desembargador tem um à disposição.

Juiz acusa o governo de ter feito 'farra' com o dinheiro público.
Mas a farra acabou. Os magistrados pagam imposto até o teto salarial, o restante é verba indenizatória. Os juízes não podem defender só seus interesses.

O que Ordem pode fazer nesse cenário?
É preciso diálogo. Todos têm que pagar a conta. O papel da Ordem é ser mediadora entre os poderes.