12/11/2007 - 16:06

Entrevista com Cezar Britto: Poder Judiciário

Do site do Conselho Federal

12/11/2007 - Na última sexta-feira, no Hotel Serhs, o presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, o presidente da OAB-RN, Paulo Eduardo, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, João Maria Trajano, conselheiros, o procurador da Justiça, José Augusto Peres, e até o senador Garibaldi Filho, participaram do lançamento da XX Conferência Nacional dos Advogados, que tem como tema central a aplicação, a efetividade e o papel transformador da Constituição de 1988, que completa 20 anos. Sobre esse assunto, Cezar Britto falou da importância de fazer uma avaliação profunda, inclusive, apontando diretrizes que possam modificar possíveis falhas no sistema. A entrevista foi concedida à repórter Anelly Medeiros e publicada no jornal Tribuna do Norte (RN), dia 11:

Como o senhor analisa a Constituição Federal nessas duas décadas?

A Constituição cumpriu uma etapa importante, quando rompeu e revogou o entulho autoritário imposto pelo golpe militar, tendo êxito democrático. Mas, ainda falha, quando não implementa vários dos princípios, como a desigualdade, a liberdade e da moralidade. O Brasil ainda convive com a desigualdade social, regional e racial. No campo da liberdade, o direito à defesa está cada vez mais diminuindo, amedrontando o cidadão. Os bens nascidos têm acesso às universidades e aos melhores cargos; e os corruptos continuam tomando conta do patrimônio público.

E porque a Constituição ainda não é cumprida totalmente?

Esse é um dos desafios da Conferência. Precisamos descobrir como fazer para a Constituição ser cumprida. O Brasil não rompeu definitivamente com a visão conservadora e colonialista de vários políticos que preferem subjugar o povo, mantendo-o afastado das decisões importantes do país. Os cidadãos não compreendem o poder que tem perante a Constituição.