12/02/2010 - 16:06

Entidades apoiam prisão e elogiam decisão da Justiça

Do jornal O Globo

12/02/2010 - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgaram notas de apoio à prisão do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM). O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou em nota que a prisão repõe a ordem na política do país: "A prisão do governador José Roberto Arruda pode ser o marco histórico da quebra da impunidade na política brasileira. A Justiça agiu, como é de seu dever". O presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, segue no mesmo tom: "Há fortes indícios de que o governador do DF estaria tentando destruir provas do processo no qual é acusado de corrupção.

E esse é um dos requisitos para a decretação de uma prisão preventiva", afirmou o presidente da AMB, entidade que reúne todos os segmentos da magistratura nacional. Valadares diz esperar que a prisão preventiva do governador não seja revogada com rapidez e que a soltura de Arruda aguarde a conclusão do processo. "Ele pode atrapalhar as investigações, e a sociedade não suporta mais casos de corrupção como esse", afirmou.

A nota da Associação Nacional dos Procuradores da República elogia a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomada na tarde de ontem. "O decreto é uma amostra incontestável do importante papel da Justiça no combate à corrupção no país", afirma o presidente da entidade, Antonio Carlos Bigonha.