01/02/2008 - 16:06

Entidades anunciam criação de Fórum para aperfeiçoar Judiciário

Do site do Conselho Federal

01/02/2008 - A criação do Fórum Permanente para Aperfeiçoamento do Judiciário,  destinado a contribuir com propostas de legislação e outras formas de melhoria na prestação dos serviços desse segmento à população brasileira, foi decidida hoje (01) em reunião entre os presidentes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares. Em princípio, eles discutiram que o Fórum poderá ser integrado por entidades representativas da advocacia, da magistratura e do Ministério Público, devendo se reunir mensalmente.

Debater, sugerir e acompanhar as propostas legislativas em tramitação no Congresso Nacional, visando ao aperfeiçoamento da prestação dos serviços do Judiciário, será a principal missão do organismo, segundo os presidentes da OAB e AMB. "A idéia é que nos juntemos regularmente para examinarmos a cena judiciária e as propostas legislativas, levantando e discutindo aquilo que já existe em tramitação e propondo outros aperfeiçoamentos", sintetizou o presidente nacional da OAB, Cezar Britto.

"Vamos somar esforços para que possamos levar ao Congresso Nacional o pensamento do segmento jurídico brasileiro, fornecendo elementos e propostas que possam melhorar a legislação e, conseqüentemente, resultar numa melhor prestação de serviços por parte do Judiciário à população brasileira", informou o presidente da AMB, Mozart Valadares, após a reunião.

Os presidentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Walter Nunes, e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Cláudio José Montesso, informaram hoje que essas entidades também vão integrar o Fórum Permanente para Aperfeiçoamento do Judiciário.