17/11/2023 - 19:57 | última atualização em 23/11/2023 - 23:55

Em encontro com representantes da OABRJ, MPF confirma retorno da Justiça Federal a São Gonçalo

Espaço no centro da cidade abrigará posto que realizará perícias do INSS

Felipe Benjamin

O retorno da Justiça Federal a São Gonçalo foi tema de um encontro entre a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, e o procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro, Sérgio Pinel. A reunião, que contou com as presenças do procurador-geral da Seccional e diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da OABRJ, Fábio Nogueira, e da presidente da OAB/São Gonçalo, Andreia Pereira, teve a confirmação de que a sede do MPF no município será cedida.

"Viemos aqui representando a luta de mais de um ano da advocacia e da sociedade de São Gonçalo, e tivemos, além de uma reunião bastante produtiva, a excelente notícia de que a sede do MPF na cidade será cedida à Justiça Federal", afirmou Basilio. "Trata-se de um prédio grande e confortável no qual poderão ser realizadas as perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ficamos muito entusiasmadas com essa confirmação. Aguardamos ansiosamente nos próximos meses a inauguração desse retorno tão esperado"

A advocacia de São Gonçalo - município com a segunda maior população do estado - pleiteou durante anos o retorno da Justiça Federal, até que foi possível uma negociação com o MPF para o compartilhamento da sede, localizada no bairro Zé Garoto e inaugurada em 2016.

"Sem sombra de dúvida, a presença de uma sede da Justiça Federal em São Gonçalo é muito importante", afirmou Pinel. "E para o Ministério Público Federal também é bastante satisfatório poder contribuir com esta possibilidade. Hoje temos uma sede em São Gonçalo, e temos um movimento para realizar compartilhamentos de sedes, passando a sede de São Gonçalo para Niterói, uma cidade próxima, e permitindo a utilização do espaço pela Justiça Federal".

Presidente da subseção local, Andreia Pereira celebrou o encontro com o procurador-chefe.

"Apesar de sermos um município grande, somos uma cidade muito carente", afirmou Andreia. "Precisamos da Justiça Federal, e há uma demanda muito grande pelos juizados especiais, pela Justiça Cível e por um espaço para perícias. A advocacia gonçalense pode esperar tranquila, porque acreditamos que muito em breve estaremos inaugurando o espaço da Justiça Federal bem próximo à nossa sede, no centro de São Gonçalo".