05/10/2022 - 18:56 | última atualização em 11/10/2022 - 17:53

Em encontro organizado pela CJT da Seccional, Corregedoria do TRT1 apresenta novas ferramentas de execução

Na reunião virtual, corte trabalhista apresentou, ainda, alterações no Renajud

Felipe Benjamin

Um encontro virtual organizado pela Comissão de Justiça do Trabalho (CJT) da OABRJ e pela Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) apresentou as novas ferramentas de execução que serão utilizadas pelo Poder Judiciário, além de novas funcionalidades do sistema de Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores (Renajud).

Participaram da reunião diversos presidentes de subseções da OABRJ, além de representantes da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat) e do Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (Mati). A apresentação das novas ferramentas ficou a cargo do juiz do Trabalho titular da 26ª Vara do Rio de Janeiro, Marcelo Segal, que após a exposição para a advocacia também se comprometeu a exibir os novos dispositivos à magistratura do estado.

"Foram apresentadas o Sniper, que otimiza buscas por bens de devedores, reunindo várias ferramentas numa só e apresentando gráficos que exibem ligações entre sócios e empresas para pesquisas, e o PrevJud, que funciona para a realização da penhora parcial das aposentadorias e dos benefícios, trazendo todas as informações relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e apresentando todo o histórico previdenciário do trabalhador e do executado", afirmou a assessora legislativa da OABRJ, Anna Borba.

"Já o Renajud sofreu uma alteração e agora, além da restrição do automóvel, será possível restringir a Carteiras de Habilitação de devedores".

A assessora legislativa elogiou as novidades tecnológicas apresentadas na reunião virtual:

"Fiquei com uma impressão muito boa", afirmou Borba. "É muito importante que exista essa parceria, para que os advogados vejam como o sistema funciona e o que podem esperar do uso das ferramentas. Essas novas tecnologias melhoram e facilitam a execução trabalhista, e no caso do Sniper vão além e auxiliam todo o Poder Judiciário".