29/09/2023 - 14:46 | última atualização em 03/10/2023 - 11:58

COMPARTILHE

Encontro de gerações em Friburgo: entrega de carteiras e de Medalha Sobral Pinto reuniu jovens e experientes advogados na subseção

Felipe Benjamin




Passado, presente e futuro se encontraram na manhã desta sexta-feira, dia 29, na sede da OAB/Nova Friburgo, na Região Serrana do estado. Com a presença de nomes do Conselho Seccional, a subseção - que abarca ainda os municípios de Bom Jardim, Carmo e Sumidouro - promoveu, em um mesmo evento, comandado pelo presidente local, Alexandre Valença, uma sessão de entrega de carteiras a novos advogados e concedeu a Medalha Sobral Pinto a profissionais que completaram 50 anos na advocacia.

"Tenho certeza de que hoje é um dia muito especial para todos os novos advogados e advogadas, e me lembro de quando recebi a minha carteira das mãos do saudoso presidente Celso Fontenelle", afirmou o presidente da Seccional, Luciano Bandeira.

"Cada um de vocês agora terá novas responsabilidades. Os advogados e advogadas defendem os direitos dos cidadãos. Eles são a voz da cidadania e da sociedade civil, e a Ordem e a advocacia são uma coisa só. Não existe Ordem dos Advogados forte sem uma advocacia forte e vice-versa. Tenho certeza de que muitos de vocês já reclamaram muito por ter que prestar uma prova após concluir a faculdade, mas toda a sociedade sabe que quem tem essa carteira vermelha foi devidamente testado e está apto a defender seus interesses. E com essa carteira também vêm direitos e prerrogativas excepcionais. Contem com a Ordem e sua estrutura em todo o estado".

Falando aos receptores da Medalha Sobral Pinto, Luciano destacou as longas carreiras dos homenageados e agradeceu aqueles que trilharam o caminho da advocacia do estado.

"Essa é a mais relevante comenda da OABRJ e ela tem como intuito homenagear os colegas que completaram 50 anos ou mais de exercício profissional", afirmou o presidente da Seccional. "E por que ela é tão marcante? Porque a advocacia é uma profissão muito árdua, uma profissão na qual muitas vezes é preciso resistir aos poderosos, ao poder econômico, á força do Estado para defender o cidadão. E esses homens e mulheres lutaram pela advocacia, representando de forma ímpar nossa profissão, sem nenhuma condenação ético-disciplinar e sendo um exemplo para todos nós, e um norte para os jovens advogados. Em nome de toda a advocacia do nosso estado, esse é um 'muito obrigado' àqueles que diariamente honraram o nome da nossa profissão, não nos grandes atos, mas nos pequenos gestos do dia a dia que fazem toda a diferença nesse ciclo. Muito obrigado a todos vocês".

Estiveram presentes na cerimônia a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; o diretor-tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira; a secretária-adjunta, Monica Alexandre; o assessor executivo da Presidência da OABRJ, Carlos André Pedrazzi; a assessora legislativa da Presidência da OABRJ, Anna Borba; o secretário-geral da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Mauro Pereira dos Santos, e o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Segurança Pública da OABRJ, Rafael Borges.

Entre os presidentes de subseções presentes estiveram Camila Monnerat (OAB/Cordeiro); David Ruas (OAB/Cachoeiras de Macacu); Karen Figueiredo (OAB/Rio Bonito) e Edio de Paula (OAB/Teresópolis).

"Esse evento representa a constante renovação da advocacia e a força dessa profissão que está sempre se renovando", disse Basilio. "Estamos sempre passando o bastão a novos advogados e isso demonstra a rigidez e a força dessa instituição que é a OABRJ e nos dá também a imagem muito bonita de um futuro promissor para a advocacia com novos colegas, sempre mantendo a tradição de prestigiar aqueles que se dedicaram tanto a esta casa e à sociedade como advogados".

Receberam as carteiras como novos advogados Adriana da Silva Veiga, Elisângela Campos Monteiro Venturi, Emanuelle Alves Silva, Priscila Bandeira Dias, Jorge Luis Elias da Silva, Ricardo Calmona Souza,Maria Adélia da Silva Takano e Luisa Carestiato de Carvalho Branco, além do estagiário Asaph Beraldine Silva. 

"O encontro geracional é, sem dúvida, a parte mais interessante desse evento", afirmou Marcello. "Ele dá a oportunidade aos advogados que estão chegando agora na carreira de se encontrarem com colegas que têm mais de 50 anos de profissão, toda a vivência da advocacia e todas as experiências e dificuldades pelas quais passaram. Essa é a beleza da advocacia, e transmitir isso às novas gerações é fundamental para inspirá-las".

Foram homenageados com a entrega da Medalha Sobral Pinto os advogados Maria Clara Bessa Heidenfelder, José Carlos da Silva Marinho Mamede, Luiz Vollu Leitão, Francisco Assis Correa Barbosa, e Reynaldo Ramos Valença. 


"Hoje foi um dia muito significativo para a OAB/Nova Friburgo, com um evento que celebrou novos advogados e receptores da Medalha Sobral Pinto", afirmou Valença, que se emocionou ao entregar a comenda a seu tio e mentor, Reynaldo Ramos Valença.


"Contamos com a presença da diretoria da Seccional nesse evento que marcou a história de Nova Friburgo unindo gerações em volta de um princípio básico que é o fundamento da advocacia: a luta pela justiça, pela igualdade e a defesa da justiça social acima de tudo. Hoje pude também quebrar o protocolo e homenagear pessoalmente meu tio, que foi a pessoa que influenciou não só minha escolha pela profissão, mas também todos os  meus passos nesses vinte anos de carreira profissional".

Primeira advogada inscrita nos quadros da OAB/Nova Friburgo, Maria Clara Bessa Heidenfelder destacou as qualidades necessárias para o bom exercício da advocacia.

"Não quero olhar para esta cerimônia como o começo e o fim, então direi que foi um encontro do começo e do meio", afirmou Heidenfelder. "Começar na advocacia é sempre difícil, mas aos poucos vamos nos conhecendo e entendendo que falamos pelos outros, mas sempre com muita personalidade, além da coragem e da irresignação que a profissão exige. Essas são condições básicas para ser um advogado".

Abrir WhatsApp