28/11/2017 - 13:02 | última atualização em 28/11/2017 - 13:10

Empresas e órgãos públicos discutirão combate ao tráfico de animais

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ realiza, dia 29, a exibição do documentário E agora? Tráfico de animais silvestres no Brasil, de Humberto Bassanelli, seguida de um debate com a participação de órgãos públicos e empresas privadas sobre o problema. O evento, que tem o apoio do grupo SOS Fauna, acontece a partir das 13h30 no Salão Nobre Modesto da Silveira, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 9º andar, no Centro. Mais informações pelo telefone: (21) 2272-2053.

O presidente da CPDA, Reynaldo Velloso, explica que a ideia é articular diversos setores da sociedade em defesa da causa animal. “O objetivo é criar maior entrosamento entre os órgãos públicos e empresas privadas convidadas, conscientizando a fim de avançar na luta contra esse tipo de crime. Além de exibir o vídeo, pretendemos promover uma grande articulação nacional para combater decisivamente o tráfico de animais no Brasil”, afirma.

Após a exibição do documentário, haverá um debate com Marcelo Pavlenco Rocha, coordenado por Daniela de Almeida. Foram convidadas diversas instituições, tais como: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema), Ministério Público, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Rio de Janeiro (DPMA), Comando de Policiamento Ambiental (CPAm) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, além dos Correios e do Disque-denúncia. Empresas como TAM e Gol (operadoras de voo que por vezes colaboram indiretamente com o tráfico transportando animais) também estarão entre os participantes.