08/03/2016 - 18:32 | última atualização em 15/03/2016 - 14:22

#elesporelas: OAB/RJ assume compromisso pela igualdade de gênero

redação da Tribuna do Advogado

Até o final de 2016, mais da metade do quadro de advogados do Rio de Janeiro será formado por mulheres. Mas, essa realidade não é vista no dia a dia no mercado de trabalho. Poucas advogadas chegam a sócias de escritórios e muitas são preteridas logo na contratação. Para conscientizar os homens, que hoje ainda são maioria no mundo jurídico, a respeito do tema, a OAB/RJ assumiu oficialmente o compromisso pela igualdade de gênero, aderindo à campanha ElesPorElas, iniciativa da ONU Mulheres que convoca os homens a lutarem contra o machismo. A iniciativa é global e já conta com centenas de milhares de apoiadores em todo o mundo.

No evento de lançamento da campanha na Seccional, realizado na tarde desta terça-feira, dia 8, o presidente Felipe Santa Cruz destacou a importância de se falar sobre o assunto. “Precisamos discutir a situação da mulher advogada na profissão”, apontou. Ele observou que, apesar de o universo da advocacia ainda ser muito machista, a situação aos poucos está mudando. “Temos uma única presidente de Seccional, em Alagoas, e oito mulheres à frente de subseções no Rio de Janeiro. Admitimos que é pouco e que a cota de 30% para as chapas de conselhos seccionais ainda é extremamente necessária”.

A presidente da Comissão OAB Mulher, Daniela Gusmão, afirmou que a escolha do Dia Internacional da Mulher para o evento não foi aleatória. “Não podemos esquecer que o 8 de março é uma data de reflexão. Em 1857, 129 mulheres morreram em Nova Iorque vítimas de um incêndio criminoso porque estavam lutando por melhores condições de trabalho”, lembrou. O coordenador das comissões e procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira, também destacou o simbolismo de a Ordem assumir o compromisso justamente nesta data.

Segundo Daniela, a comissão atuará com foco no empoderamento da mulher e na valorização das advogadas no mercado de trabalho. “Que esse dia seja o pontapé inicial para que a comissão trabalhe no Plano Nacional da Mulher Advogada”, afirmou. O plano nacional é uma iniciativa do Conselho Federal da OAB, que estabeleceu 2016 como o Ano da Mulher Advogada. Entre as ações da OAB Mulher previstas estão a implementação do Censo da Mulher Advogada e as visitas a escritórios, com o intuito de divulgar os ideais da campanha ElesPorElas e mobilizar os advogados na luta pela igualdade de gênero. “Não queremos que seja um movimento agressivo. Queremos que os homens entendam que as características femininas são extremamente úteis para o dia a dia da advocacia”, explicou Daniela.

Presidente da OAB Mulher no último triênio, Rosa Fonseca defendeu que a mulher advogada precisa estar presente no dia a dia da Ordem e tem que ser respeitada por ser mulher. “Não podemos ser marginalizadas e sofrer violência por sermos mulheres, por usarmos saia ou maquiagem”, disse.

Homenagens

No evento, a secretária-adjunta da OAB/RJ, Ana Amelia Menna Barreto, e a 2ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita de Cássia Cortez, foram homenageadas com a medalha Myrthes Campos. Em 1899, Myrthes foi a primeira mulher a exercer a profissão de advogada, atuando como defensora no Tribunal do Júri.

Ana Amelia convidou os advogados a se comprometerem com a campanha e a andar junto com a OAB Mulher “Temos uma agenda propositiva e sem vitimização. Há lugar para todos que tenham competência e dedicação”, disse. Rita Cortez defendeu que “o lugar da mulher é onde ela quiser” e afirmou que a luta das mulheres advogadas se confunde com a luta de toda a advocacia por valorização e respeito. “Lutamos por igualdade”, concluiu.

Na ocasião, quarenta novas advogadas receberam a carteira profissional da Ordem.