12/06/2012 - 09:47

COMPARTILHE

Eleitos três desembargadores do TJ

Jornal do Commercio

Três desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) foram eleitos, nesta segunda-feira, dia 11, pelo Tribunal Pleno da Corte (composto pelos 180 desembargadores do TJ-RJ) para compor o Órgão Especial do tribunal. Nagib Slaibi Filho, Adriano Celso Guimarães e Cláudio de Mello Tavares juntaram-se ao grupo formado por 25 desembargadores do tribunal, que integram a instância máxima da Justiça estadual, responsável, por exemplo, por processar e julgar o vice-governador e os deputados estaduais, nos crimes comuns, e determinar a perda de cargo, a remoção ou a disponibilidade de desembargadores e juízes.

Os dois primeiros entraram nas vagas destinadas aos magistrados de carreira, que ficaram vagas com o término do mandato de dois anos dos desembargadores Luiz Felipe da Silva Haddad e Sidney Hartung Buarque. Cláudio de Mello Tavares entrou pela vaga do Quinto Constitucional da OAB, no lugar de Mario Robert Mannheimer. Metade das vagas do órgão é eleita pelo Tribunal Pleno; a outra metade é destinada aos magistrados mais antigos, de acordo com a Resolução nº 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Cláudio de Mello Tavares, que é presidente da 11ª Câmara Cível do tribunal e desembargador desde 1998, disse que é uma honra fazer parte da instância máxima da Justiça estadual e que as portas de seu gabinete estarão sempre abertas para os colegas. Vou representar todos os membros do Tribunal Pleno e fazer o possível para colaborar com a administração do tribunal, afirmou o magistrado, que já recebeu o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Quero contribuir para uma Justiça mais célere e mais digna para os cidadãos?, completou o desembargador.

Presidente da 6ª Câmara Cível do TJ-RJ e desembargador do tribunal desde 2001, Nagib Slaibi Filho, ressaltou a honra de ter sido o primeiro magistrado eleito para o órgão no novo espaço do Tribunal Pleno, situado na Lâmina Central do Fórum do Rio de Janeiro, inaugurada ontem. Ele também é professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Adriano Celso Guimarães é presidente da 8ª Câmara Cível do tribunal e ingressou para a magistratura em 1984. Ele já atuou como juiz nas comarcas de Nova Iguaçu, Niterói e da capital. (CR)

 
Abrir WhatsApp