01/11/2021 - 10:15 | última atualização em 05/11/2021 - 11:34

Eleições OABRJ: Lista completa das chapas concorrentes está no ar

Clara Passi

Já é possível conhecer a lista completa das chapas que concorrem à gestão da Seccional e das subseções do estado no pleito do dia 16 de novembro. A relação está publicada no hotsite das Eleições 2021 OABRJ. Nesta segunda-feira, dia 1º, os concorrentes foram publicados no Diário Oficial da Ordem.

Vale lembrar que nas subseções, os eleitores devem escolher os dirigentes locais daquela sede, além dos da Seccional. Com exceção dos advogados e das advogadas da OAB/Paraty que votarão apenas para compor o novo Conselho da OABRJ, já que não há candidatos concorrendo na subseção.

As chapas receberam numeração ordinal, de acordo com a ordem cronológica dos pedidos de inscrição. Esta ordem norteará a disposição dos candidatos nas cédulas. A medida foi referendada pela Resolução 01/2021 da Comissão Eleitoral da Seccional.

Cotas de gênero e etnia pela primeira vez

Pela primeira vez desde que a Ordem foi criada, estará em vigor o sistema de cotas e paridade de gênero aprovado pelo Conselho Federal da OAB em novembro de 2020. De acordo com a decisão, a composição de uma chapa deverá atender a percentuais pré-estabelecidos de gênero e etnia. Tanto o Conselho Titular quanto o Suplente deverão apresentar proporções iguais de homens e mulheres.