16/07/2019 - 14:55 | última atualização em 16/07/2019 - 18:24

COMPARTILHE

Educação pró-animal é tema de debate na Seccional

Nádia Mendes

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ, presidida por Reynaldo Velloso, realizou nesta terça-feira, dia 16, um debate abordando a importância de uma educação pró-animal. Para Velloso, a educação pode transformar a vida dos animais, não apenas a vida dos seres humanos. "Uma sociedade que pensa em evoluir, tem que ser uma sociedade em que a edução seja prioridade", defendeu. O evento está disponível na íntegra no Canal da OAB/RJ no Youtube

Foram convidados três palestrantes para conduzir o debate. A advogada criminalista Luana Michels, que também cursa Medicina Veterinária, veio do Rio Grande do Sul para participar do encontro. Outro palestrante foi o professor Daniel Braga Lourenço.

A médica veterinária Karynn Capilé foi a primeira a falar. Ela também é graduada em filosofia e atualmente cursa o doutorado em bioética aplicada à saude coletiva na Universidade Federal Fluminense (UFF). Em sua palestra, primeiro ela falou sobre como as relações humano-animais se constituem, quais são os problemas identificados nessas relações, além dos contextos onde elas estão inseridas. "Vivemos um paradigma dominante antropocêntrico e especista. Chamamos essa pratica de antropocentrismo porque o homem está no centro usando os animais para o seu benefício", disse. Por fim, ela abordou como é possível desconstruir esse paradigma dominante.

"A maior parte das relações humano-animais são relações de exploração", disse, dando como exemplo o uso de animais para alimentação, entretenimento e companhia. "Poderiamos falar horas de exemplos de uso de animais", completou.

Abrir WhatsApp