13/12/2016 - 10:15 | última atualização em 13/12/2016 - 10:13

COMPARTILHE

Eduardo Gussem fica em 1º na eleição para presidir MP

jornal O Globo

Eduardo Gussem, de 52 anos, foi o candidato mais votado, ontem, na eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça do Rio. Com 438 votos (41,51% do total), o procurador encabeça a lista tríplice, que tem ainda os procuradores Cláudio Henrique da Cruz Viana (343 votos) e Antonio José Campos Moreira (274 votos), segundo e terceiro colocados no pleito. No próximo dia 1º de janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão receberá, oficialmente, a relação para, em 15 dias, escolher quem comandará o Ministério Público estadual no próximo biênio. A posse ocorrerá em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça no dia 17 de janeiro.
 
Há mais de 23 anos no Ministério Público do Estado do Rio, Gussem atuou como promotor de Justiça no interior e na capital. Desde 2015, ele ocupa o cargo de subprocurador-geral de Justiça de Planejamento Institucional. Ele concorre pela segunda vez. Se seu nome for confirmado, ele substituirá o atual procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, de quem recebeu apoio.
 
A disputa ocorre justamente num período de críticas à atuação do MP estadual por causa do arquivamento de investigações contra o ex-governador Sérgio Cabral e integrantes de sua administração. Coube ao Ministério Público Federal oferecer a denúncia contra Cabral, que virou réu por crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A assessoria de imprensa do órgão estadual informou, à época, que a crítica era "equivocada".
 
O segundo colocado, o procurador Cláudio Henrique Viana, de 48 anos, está há 24 no Ministério Público, enquanto Antonio José Campos Moreira, de 54, integra o órgão há 29. Este último concorre ao cargo pela segunda vez. Um dos desafios do novo procurador-geral de Justiça será enfrentar a crise financeira no próprio órgão.
Abrir WhatsApp