14/11/2008 - 16:06

Duzentos juízes vão atuar na semana de conciliação promovida pelo TJ-RJ

Do Jornal do Commercio

14/11/2008 - Duzentos juízes togados, leigos e conciliadores vão funcionar no Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional pela Conciliação, que se realizará de 1º a 5 de dezembro em todos os Tribunais de Justiça do país. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ) já convocou os juízes leigos que acompanharão as conciliações e os juízes que passaram no último concurso e vão trabalhar no último dia do mutirão.

A partir desta segunda-feira, todas as diretorias do TJ envolvidas com a campanha, como as Diretorias Gerais de Logística e de Engenharia, farão uma simulação dentro dos dois ônibus da Justiça Itinerante que serão usados na campanha, que este ano terá como objetivo fortalecer a cultura de que Conciliar é legal e faz bem a si mesmo e o slogan Conciliar é querer bem a você.

Este ano pretendemos chegar a 70% de conciliações. A utilização dos ônibus da Justiça Itinerante será a novidade deste mutirão. Eles ficarão estacionados em frente ao Foro Central, com toda a infra-estrutura necessária para a realização de audiências de conciliação, instrução e julgamento. O mutirão é planejado aqui no TJ do Rio durante todo o ano, quando entramos em contato com as instituições mais demandadas nos Juizados Especiais e oferecemos a conciliação como forma de resolver os conflitos de maneira mais rápida e com um custo bem menor. Este ano as empresas convidadas foram a Oi (Telemar), Vivo, Light, Losango/HSBC, Claro e Itaú, explicou o presidente do TJ-RJ, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro.

O Movimento pela Conciliação começou em 23 de agosto de 2006, por iniciativa da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie. Na ocasião, o dia 8 de dezembro - em que se comemora o Dia da Justiça - foi dedicado à mobilização do Dia Nacional pela Conciliação. A primeira Semana Nacional pela Conciliação ocorreu no ano seguinte, em 2007, de 3 a 8 de dezembro. Mais de 3 mil magistrados e 20 mil servidores e colaboradores se empenharam e mais de 300 mil pessoas foram atendidas. No ano passado, foram homologados durante a campanha 59.736 acordos em todo o país.