07/12/2016 - 12:43 | última atualização em 09/12/2016 - 11:49

COMPARTILHE

Documentário Precisamos falar do assédio será exibido na OAB/RJ

redação da Tribuna do Advogado

Na semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro com o objetivo: coletar depoimentos de mulheres vítimas de qualquer assédio. Ao todo, 140 decidiram falar. São relatos de mulheres de 14 a 85 anos, de zonas nobres e periféricas das duas cidades, com diferenças e semelhanças na violência que acontece todos os dias e que pode se dar dentro de casa ou em um beco escuro. No filme Precisamos falar do assédio é possível ver 26 deles, depoimentos puros, sem interlocução ou entrevista.
 
Para alertar sobre o tema, a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ exibirá o documentário na próxima segunda-feira, dia 12, a partir das 18h30, na sede da Seccional. Depois, haverá debate com a diretora e responsável pelo projeto, Paula Sacchetta.
 
Ela explica como a ideia do filme surgiu: "Depois de termos visto as redes sociais serem inundadas com as hashtags #meuprimeiroassédio, #meuamigosecreto e #agoraéquesãoelas, no que ficou conhecido como a primavera feminista, ficamos com vontade, nós aqui na Mira Filmes, de produzir um documentário que registrasse essas histórias e, mais que isso, que as tirasse das redes e ocupasse os espaços da cidade com o tema. Poderíamos chamar as mulheres para falar aqui mesmo, em uma sala fechada dentro da produtora, mas decidimos fazer um estúdio móvel, uma van que circulasse por diferentes lugares para colher esses depoimentos pela cidade, sem pesquisa prévia, para que fosse também uma campanha: precisamos falar do assédio".
 
A exibição do documentário é gratuita. A OAB/RJ fica na Avenida Marechal Câmara, 150.
Abrir WhatsApp