17/08/2017 - 18:22 | última atualização em 17/08/2017 - 18:31

Documentário Menino 23 já foi exibido em mais de 30 unidades da Ordem

redação da Tribuna do Advogado

A parceria entre a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB Federal (CNVENB) e a produtora Giros já realizou mais de trinta exibições gratuitas do documentário Menino 23 – Infâncias Perdidas do Brasil, de Belisario Franca, em seccionais e subseções da OAB em todo o país, atingindo mais de 3 mil pessoas. A parceria completa um ano neste mês de agosto. O presidente da CNVENB, Humberto Adami, também preside a comissão da verdade na Seccional do Rio de Janeiro.

As exibições, sempre seguidas de debates, procuram promover uma reflexão sobre a reparação negra no Brasil e levar a discussão para vários lugares. Ações concretas de impacto social foram consequência dessa parceria. Novas comissões regionais da verdade e escravidão negra no Brasil foram criadas em seccionais e subseções, bem como foram reforçadas as comissões já existentes. Graças às exibições, o assunto está ganhando cada vez mais pauta e relevância dentro da Ordem.

Em outro campo, o documentário motivou a comissão a endereçar um Protocolo de Intenções entre o Conselho Federal da OAB e a Organização do Povo Negro (OLPN) à Justiça, que vai ajudar o povo negro no acesso e entendimento dos direitos para reparação.

O filme agora concorre como melhor documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2017, na disputa do voto popular. Para saber mais e votar, acesse o site da Academia Brasileira de Cinema no link acima.