27/06/2023 - 18:09 | última atualização em 27/06/2023 - 18:19

Diretoria de Valorização da Advocacia da OABRJ organiza palestra na Unisuam sobre diversidade e inclusão da população LGBTQIAPN+

Caminhos necessários para garantir a cidadania foi pauta discutida no encontro

Biah Santiago

Promovendo o diálogo sobre os caminhos necessários para a promoção da cidadania de pessoas LGBTQIAPN+, a Coordenadoria de Diversidade da Diretoria de Valorização da Advocacia (DVA) da OABRJ organizou o evento ‘O lado colorido da força - A união que promove a cidadania’ na noite de segunda-feira, dia 26, no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), na unidade de Bonsucesso, Zona Norte do Rio.

Segundo o coordenador de Diversidade da DVA, Diego Piassabussu, a ideia do projeto é expandir as palestras focadas em diversidade e direitos humanos a outras universidades, sejam públicas ou privadas.

“Para termos uma advocacia mais respeitosa, leal, unida e técnica, nada melhor que propagar esses temas dentro das faculdades de Direito e de outros saberes, para que ela seja também mais humanizada. Nós levaremos este evento a todas as faculdades que queiram abraçar esse projeto, queiram nos ouvir e saber mais sobre o tema da diversidade, voltado não apenas ao público LGBT”, explicou Diego.

“A Ordem entende a importância da advocacia estar alinhada com o que a sociedade fala e, por isso, é tão importante irmos até os estudantes para discutir essas pautas. É uma forma de expandir a temática da diversidade e dos direitos humanos. A nossa Coordenadoria é de valorização da advocacia, então precisamos estar em consonância para que o respeito ao próximo também esteja presente dentro da própria classe”.

Ao lado de Diego, o encontro foi comandado por demais integrantes da Coordenadoria de Diversidade da DVA: a secretária-geral, Fernanda Prado; e o coordenador-adjunto, Hilton Rodrigues. Também compuseram a mesa inicial o professor e coordenador do curso de Serviço Social da Unisuam, João Silva; a diretora  da Associação Brasileira de Advogados do Rio de Janeiro (ABA/RJ), Elaine Molinaro; a coordenadora do curso de Direito da Unisam, Patrícia Bordinhão; e o gerente de Pessoa da Unisam, Alan Costa.

“Este tema é e precisa ser importante todos os dias, não apenas no Dia do Orgulho [celebrado dia 28 de junho]”, considerou o coordenador de Serviço Social da Unisuam, João Silva.

“Trabalhar diversidade e inclusão serve para mostrar que o sujeito tem o direito de existir e de ser protegido. Por isso organizamos a cada ano esse evento para falar sobre diversidade, homofobia, transfobia e garantia de direitos”.

Os palestrantes trataram de assuntos relacionados à diversidade e aos direitos da população LGBTQIAPN+ ao longo dos anos. Entre os temas discutidos estiveram a perspectiva de gênero no mundo contemporâneo; formas de inclusão; os desafios da inserção da pessoa com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho; e a importância do Dia do Orgulho LGBTQIAPN+.

As palestras foram ministradas pela juíza federal, professora e embaixadora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Rio), Claudia Valéria; pelo assistente social e professo, Diego Rivas; pelo presidente da Rede Incluir, Antoniel Bastos; pela coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI Capital II, Karol Ferreira.

É possível assistir a íntegra do encontro, a qualquer momento, pelo canal oficial da Unisuam no YouTube.