03/04/2024 - 18:35 | última atualização em 03/04/2024 - 19:05

Diretoria de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável marca aniversário do Comitê Guandu colocando em pauta saneamento básico e segurança hídrica

Ana Júlia Brandão

A Diretoria de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da OABRJ promoveu, nesta quarta-feira, dia 3, um evento para marcar os 22 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu-RJ). Assista na íntegra em nosso canal do YouTube.

O Comitê Guandu surgiu em 3 de abril de 2002 e atua vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cerhi). O órgão é responsável pela promoção estudos, programas de educação ambiental e mobilização social, além de projetos e obras que visam à melhoria da quantidade e qualidade das águas de um dos maiores sistemas de captação, tratamento e distribuição de água do mundo. O sistema Guandu atualmente é o responsável por 80% do abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e garante água potável para cerca de de 9 milhões de habitantes da área e de outros 15 municípios.

Levando em conta a importância da maior estação de tratamento de água do mundo em produção contínua, de acordo com o Guinness Book, o encontro, que teve a condução da diretora de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da OABRJ, Monique Fonseca, discutiu os planos de saneamento básico e as condições ambientais do Rio de Janeiro e da região hidrográfica do estado.

“Que possamos, para além da OABRJ, reunir esforços, junto com o setor empresarial e o setor público, para fazer algo por tantos brasileiros que enfrentam problemas de saneamento básico e ambientais todos os dias. A área ambiental afeta todos nós”, declarou Fonseca.

A mesa contou ainda com a participação do diretor-presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), André Marques; da diretora-geral do Comitê Guandu, Mayná Coutinho; da diretora de Saneamento do grupo, Paola Oliveira; do subsecretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Brasil; do subsecretário de Ação Comunitária do Estado, Diego Faro; e do Secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Rio, Bernardo Rossi.

Mayná Coutinho ressaltou a importância da criação do Comitê Guandu.

“Precisamos olhar para a frente, para que tenhamos ainda mais tempo para a construção coletiva e participativa em prol de segurança hídrica para a região hidrográfica do Rio de Janeiro. Trabalhamos em prol do abastecimento de milhões de pessoas no estado, do setor produtivo e industrial da Região Metropolitana. Precisamos entender o tamanho do desafio que enfrentamos frente a toda a complexidade dessa região. Hoje celebramos não apenas o aniversário do Comitê Guandu, mas um marco para o Rio de Janeiro e todos os demais comitês de bacias do estado".

Foram anunciados novos investimentos para melhorar as condições ambientais; uma nova fase do projeto Sanear Guandu; novos investimentos para a remediação de aterros e a entrega do Plano Diretor Florestal da Região Hidrográfica II para os 15 municípios. A organização do evento entregou ainda certificados para os colaboradores e participantes do sucesso e da construção do Comitê Guandu e promoveu o seminário “Saneamento: treinamento e orientação para as equipes técnicas dos municípios”, ministrado por André Marques, diretor-presidente da Associação Pró-gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).