27/07/2022 - 15:43

Diretoria de Igualdade Racial celebra o Dia dos Avós em evento na OABRJ

Encontro falou sobre ancestralidade familiar e suas histórias

Biah Santiago

A Diretoria de Igualdade Racial da OABRJ celebrou na noite de terça-feira, dia 26, no Plenário Evandro Lins e Silva, na Seccional, o Dia dos Avós com o evento ‘Avós, bisavós e a ancestralidade’. Em meio a poesias e cantos, o grupo reuniu diversos nomes representativos e histórias sobre os antepassados familiares, principalmente, sobre os avós. A abertura ficou a cargo da diretora de Igualdade Racial, Ivone Ferreira Caetano, e da vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio. Assista ao encontro na íntegra no canal da OABRJ no YouTube.

Ivone Caetano explicou o significado de realizar o evento na Ordem para referenciar a ancestralidade. Ela discorreu, também, sobre a história de Nanã Buruquê, importante nome para a memória ancestral.

“Devido ao sincretismo, sem a menor romantização, dos negros provindos da diáspora, o Dia de Sant'Ana, celebrado em 26 de julho, é também o dia de Nanã Buruquê. Ela é um dos seres mais antigos da humanidade e, por isso, realizo hoje este evento”, esclareceu a diretora. “Este encontro é para falar da cultura do segmento negro, que foi apagada, dilipendiada, usurpada e passou da hora de falarmos sobre isso a todos”.

Segundo Ana Tereza Basílio, o “trabalho desempenhado pela diretoria além de relevante, é pioneiro no Estado do Rio de Janeiro”. Basilio ainda salientou a presença predominantemente feminina na cerimônia e em mais espaços de prestígio.

“Debater sobre a ancestralidade e as nossas raízes é muito importante com a mesa repleta de mulheres. Nunca teremos uma sociedade completa, se não prestigiarmos a nossa ancestralidade, história, cultura e passado. São eles que nos fazem aprender e nos ditam os melhores caminhos para o futuro”, refletiu Basilio. “Que sejam realizados nesta casa muitos eventos, estudos e trabalhos sobre a cultura negra. A Diretoria da OABRJ tem um imenso orgulho da Diretoria de Igualdade Racial, e é a primeira vez que temos uma diretora mulher, a Ivone, que é uma desbravadora de mulheres”.

Prestigiaram o evento a secretária-adjunta da OABRJ e presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Mônica Alexandre; a presidente da OAB Mulher, Flávia Ribeiro; a corregedora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OABRJ e coordenadora da Advocacia Preta Carioca (ADC),  Ângela Borges Kimbangu; a assessora da Diretoria de Igualdade Racial da OABRJ na pasta de Pessoas com Deficiência, Deborah Prates; a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Nilópolis, Liliana Graciano; a embaixadora no Combate à Pedofilia, Maura de Oliveira; a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Barra da Tijuca, Suely Beatriz Ferreira; a assessora da vice-presidência, Glaucia Esther; a advogada Rejane Passos do Nascimento; e a vereadora Thais Ferreira (Psol-Rj).

Em seus discursos, as convidadas abordaram a ancestralidade, por exemplo, quanto à inclusão e garantia de direitos às pessoas com deficiência; o empoderamento dos idosos na sociedade; a mulher negra na velhice; o ensinamento do respeito aos avós e à ancestralidade na infância; a desvolarização do negro no Brasil; a valorização dos familiares; a saudação às gerações; e a perpetuidade da história negra.

“É com muita alegria e honra que estou aqui hoje para falar entre os meus e para os meus. Valorizar esse evento tão bem conduzido e elaborado por essa diretoria, um dia dos avós”, ponderou Mônica Alexandre. “Minha avó sempre dizia para termos humildade, pé no chão, falar a verdade e com o coração. Fico feliz de ver pessoas pretas compartilhando o amor neste evento repleto de energia. Que nós, mulheres e homens de Ordem, sempre tenhamos muita harmonia para enfrentarmos as nossas questões cotidianas”.