07/12/2016 - 10:52 | última atualização em 07/12/2016 - 10:51

COMPARTILHE

Diretor do BNDES diz que quer abandonar lógica de operações ocultas

jornal O Globo

O BNDES reafirmou o compromisso de fornecer em seu site informações sobre empréstimos concedidos a empresas no Brasil e no exterior. Equipe do banco esteve na sede da Organização dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, na última segunda-feira, quando foi entregue carta ao presidente da OAB, Claudio Lamachia, reforçando o esforço para dar transparência às operações.
 
Marcelo de Siqueira Freitas, diretor da área jurídica do BNDES, afirmou que houve, a partir do pedido da OAB, uma preocupação em avançar na direção da transparência e virar a página dessa lógica de fazer operações ocultas sob o manto do sigilo bancário.
 
No dia 11 de outubro, a OAB, ao lado da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e outras associações, encaminhou ofício ao banco de fomento requerendo, com base na Lei de Acesso a Informação, que fosse disponibilizado acesso a dados dos últimos dez anos referente a financiamentos externos, operações internas e parceria com instituições estrangeiras. Pediu ainda que a execução física e financeira das parcelas liberadas fosse atualizada bimestralmente, para facilitar o acompanhamento do uso do dinheiro público.
 
Em carta assinada pela presidente do BNDES, Maria da Silvia Bastos Marques e entregue à OAB na segunda-feira, o banco ressalta que é possível consultar vários detalhes dos empréstimos, incluindo a busca por CPF/CNPJ ou nome do cliente beneficiário do crédito. Valores, prazos e condições de financiamento também estão disponíveis no site desde a gestão anterior, de Luciano Coutinho.
 
Na carta, o banco reconhece que a sugestão de atualização bimestral das informações é um desafio logístico e operacional bastante expressivo, dado o volume de dados. Ressalta ainda que essas informações podem sempre ser requeridas por meio da Lei de Acesso à Informação. Procurado, o BNDES não respondeu até este momento se a atualização bimestral da base de dados será possível em algum momento.
Abrir WhatsApp