24/01/2009 - 16:06

Em dias de jogos, 'Lei Seca' em torno do Maracanã

Do jornal O Globo

24/01/2009 - Torcedores bebendo uma cerveja gelada na concentração em frente ao Bellini ou em bares dos arredores; ambulantes vendendo bebidas, bandeiras e adereços dos times e flanelinhas agindo na ruas próximas.

Cenas comuns em dias de jogos no Maracanã serão proibidas a partir de amanhã, na partida Flamengo x Friburguense.

De todas as medidas do choque de ordem no estádio, a ameaça à tradicional loura gelada causa polêmica.

Às vésperas da abertura do Carioca, a prefeitura do Rio publicou o decreto 30.417 proibindo a venda e o consumo de bebida alcoólica no entorno do Maracanã no período entre duas horas antes e depois dos jogos. A medida imposta em 11 vias do local vai ser fiscalizada por policiais e guardas municipais.

Comerciantes que desrespeitarem a lei serão multados e ambulantes terão a bebida apreendida. Quem estiver consumindo na área pode ser advertido.

SindRio prevê queda de 20% no faturamento

Os comerciantes não ficaram nada satisfeitos com a medida tomada. Sócio do Bar dos Esportes, junto ao portão 18 do Maracanã, Davidson Pontes espera que o prefeito volte atrás: - O caminho não é esse, as pessoas têm que beber com responsabilidade. Essa medida só atrapalha o nosso trabalho.

Nós, comerciantes do entorno do Maracanã, dependemos dos jogos. Sem a venda de bebida alcoólica nos jogos, o movimento vai cair cerca de 60%. Ia encomendar 50 caixas de cerveja para o fim de semana e agora só vou pedir 15.

O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), no entanto, não entrará com medida alguma contra o decreto. Numa rápida sondagem com alguns estabelecimentos da área, o presidente do SindRio, Alexandre Sampaio, afirmou que o prejuízo deverá ficar em 20%.

"É um sacrifício plausível a ser assumido. Entretanto, vamos ver como a prefeitura vai impor esse decreto. Não seremos os únicos a terem o ônus. Esperamos a repressão aos ambulantes. Se isso não acontecer, teremos que fazer alguma coisa", enfatizou.

O prefeito Eduardo Paes defendeu a proibição como uma forma de evitar confusões na região causadas pela mistura entre consumo de álcool e aglomerações.

"Queremos evitar aglomeração de pessoas bebendo no entorno do Maracanã, que é motivo de desordem constante naquela região. Ninguém quer impedir as pessoas de beber, o objetivo é diminuir os conflitos na área", explicou.

A medida, que segue padrões da Fifa, valerá inicialmente apenas para o Maracanã, que será palco de jogos da Copa de 2014.

Mas, dependendo dos resultados, a ação poderá ser replicada em outros estádios da cidade, como São Januário e Engenhão, que também abrigam jogos movimentados.

Não é a primeira vez que um prefeito tenta proibir a venda de bebida alcoólica junto ao Maracanã. Em agosto de 1999, o prefeito Luiz Paulo Conde também baixou um decreto nos mesmos moldes. A motivação era a mesma: diminuir as confusões causadas por pessoas embriagadas.