11/08/2022 - 15:42 | última atualização em 15/08/2022 - 18:31

No Dia da Advocacia, TED inaugura Galeria de Ex-Presidentes na Seccional

Medalha Sergio Fisher foi entregue aos ex-presidentes do Tribunal de Ética e Disciplina na cerimônia

Biah Santiago

Os advogados e as advogadas fluminenses participaram na manhã desta quinta-feira, 11, Dia da Advocacia, da cerimônia de inauguração da Galeria dos Ex-Presidentes do Tribunal de Ética e Disciplina da OABRJ. Na solenidade, realizada no Plenário Evandro Lins e Silva, os ex-presidentes do TED receberam a Medalha Sergio Fisher - batizada em tributo ao ex-presidente do tribunal e vice-presidente da Seccional na gestão de Wadih Damous (2010/2012) -, comenda criada para homenagear os ex-presidentes ao final de cada mandato. Assista a cerimônia na íntegra no canal da OABRJ no YouTube

Em momento dedicado à entrega da comenda, honraria máxima conferida aos advogados e advogadas que prestaram serviço relevante para a aprimoramento da ética e disciplina na advocacia, a Medalha Sergio Fisher foi entregue a Sérgio Francisco de Aguiar Tostes; Célio Salles Barbieri; Celso Augusto Fontenelle; Paulo Eduardo de Araújo Saboya; João Baptista Lousada Camara; Eduardo Antônio Kalache; Marcos Bruno e o próprio Sergio Fisher.

Na sequência, foram cedidas moções de louvor aos colegas que contribuíram para os relevantes trabalhos do Tribunal de Ética e Disciplina, que foram eles: Déa Rita Matozinhos Oliveira; Geraldo Antonio Crespo Beyruth; Jonas Oberg Ferraz; José Paulo Pereira da Silva e Paulo Renato Vilhena Pereira.

Prestigiaram a mesa de abertura o presidente da Seccional, Luciano Bandeira; o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn; a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; a secretária-adjunta da Ordem, Mônica Alexandre; o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas da OABRJ, Marcello Oliveira; o presidente e o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Carlos Alberto Direito e Jonas Gondim; a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gaudio; as secretárias-geral e adjunta do TED, Alessandra Lamha e Maria Adélia Campello; o assessor especial da Presidência do TED, Francisco Carlos Antônio da Costa; o diretor de Comunicação da OABRJ, Marcos Vinicius Cordeiro; a ouvidora e a corregedora do TED, Juliana Sanches e  Ângela Kimbangu.

Vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn iniciou a cerimônia destacando a atuação da liderança da advocacia fluminense de Luciano Bandeira à frente da OABRJ.

“Primeiramente é uma honra estar na OABRJ, na gloriosa Seccional do Rio de Janeiro, ao lado de advogados e advogadas que muito honram a advocacia brasileira”, frisou Horn.

“Quero dizer que, aqui no Rio, temos um líder, o Luciano Bandeira, um líder da advocacia a nível nacional, em que cito vários exemplos. Como o conquistado ontem [dia 10], que causou orgulho não apenas para a advocacia carioca, mas para a brasileira, que foi a conquista, no âmbito do Conselho Nacional de Justiça, da prerrogativa de termos magistrados nos fóruns trabalhando de forma presencial. Por isso, não tenho como presidir uma solenidade se não retransmitir a Presidência ao Luciano, merecedor da confiança da advocacia carioca em sua gestão”.

Luciano Bandeira destacou a inauguração solene da Galeria de Ex-Presidentes do TED e contou a trajetória de Sergio Fisher e sua ligação com o ex-presidente do tribunal.

“Hoje teremos um dia de confraternização e homenagens na Ordem, em alusão ao Dia da Advocacia, mas me cabe, aqui neste evento, a honra de contar a história de Sergio Fisher, fundamental para a minha trajetória na advocacia”, ponderou o presidente da Seccional.

“Ele despertou em mim a paixão e a compreensão do que é a Ordem dos Advogados. Sem ele não estaríamos aqui. Sergio Fisher foi agente de amalgamar pessoas que tinham uma visão da função da OAB na sociedade, na advocacia e na democracia brasileira. Ele conseguiu criar um movimento para a construção da perspectiva efetiva e celebrada pela advocacia do Estado do Rio de Janeiro. Fisher tinha um amor profundo pela Ordem. Um exemplo para todos nós advogados e advogadas. A ideia do Carlos Alberto Direito de criar esta medalha, serve para lembrarmos de sua memória. Serve para que outras gerações saibam quem foi Sergio Fisher e aprendam como se constrói uma advocacia forte, uma OAB ética e voltada para a classe”.

Em nome de toda Diretoria do TED, Carlos Alberto Direito se disse honrado por representar o Tribunal de Ética e Disciplina da OABRJ e apresentou os feitos de sua gestão, que em cinco meses, já percorreu todo o estado, em um contato direto com as subseções e com as faculdades de Direito.

“Quando fui incumbido para essa missão de dar a importância que o TED merece, confesso que fiquei temeroso. Contudo, vendo todo o caminho que tinha sido trilhado por grandes presidentes, vi que meu trabalho estava facilitado. Agradeço a todos os membros e funcionários do Tribunal de Ética e Disciplina, que fazem um trabalho fundamental para a advocacia”, refletiu Direito.

“O TED hoje é responsável pela integridade e pela moral que essa casa representa. A advocacia não tem ponto final, ela é perene. Nossa missão é dar continuidade e trabalhar em prol de advogados e advogadas, na Ordem do Rio de Janeiro, vanguarda da advocacia nacional”.

O encerramento do evento, que contou com a presença de líderes de subseções de todo estado, foi marcado pela inauguração da Galeria de Ex-Presidentes do TED, localizada no 4º andar da sede da Seccional.