20/02/2017 - 15:41 | última atualização em 06/03/2017 - 13:06

No dia 8 de março, OAB Mulher promove evento por respeito a direitos

redação da Tribuna do Advogado

Seccional realizará, no Dia Internacional da Mulher, a palestra 8 de março é dia de conquistar direitos e não retroceder, em parceria com a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) e a Comissão de Direito Homoafetivo (CDHO). O evento acontecerá das 10h às 13h, na sede da OAB/RJ.

Segundo a nova presidente da Comissão OAB Mulher, Marisa Gaudio, a escolha se dá pela data histórica. “Vamos comemorar as conquistas, em respeito às mulheres que nos precederam nas lutas, firmando posição de que não iremos retroceder nesses direitos. Aprovamos no final do ano de 2016 nosso plano estadual de valorização da mulher advogada, em consonância com as diretrizes do Conselho Federal e, neste ano, a partir de março, levaremos palestras informativas e promoveremos os debates sobre o assunto nas subseções”, explica.

Sobre o evento, Gaudio afirma que haverá debate sobre gênero, “sempre promovendo a valorização da mulher”, e pugnando por “todos os direitos de todas as mulheres”. “Especificamente, a pauta terá os desafios enfrentados pelo feminismo e o potencial transformador do Direito. Nesse contexto, temos ainda arraigado na sociedade o machismo, de tal forma que as pessoas às vezes não se dão conta. Discutiremos ainda o constante combate à violência de gênero. Todas essas pautas, e tantas outras, demonstram a importância do envolvimento de toda a sociedade nas questões de gênero”, completa.

Os temas das palestras serão: a Recuperação de mulheres vítimas de violência sexual, com o idealizador do Projeto Nunca me Calarei, Marcio Freitas; O potencial transformador do Direito e as teorias feministas, com a professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos/UFRJ, Vanessa Berner; Feminilidade trans: quando ser mulher é um desafio, com a advogada e membro da CDHO Giowana Cambrone; e Filosofia e machismos, com o professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense Fábio Oliveira.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por email [email protected]. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053.