13/10/2008 - 16:06

Desembargador do TRT afirma que situação do SAPWeb estará normalizada até o fim do ano, mas servidores são céticos

Da redação da Tribuna do Advogado

13/10/2008 - Em reunião com representantes da OAB/RJ - na presença da presidente do Tribunal, Dóris Castro Neves -, o desembargador Evandro Valadão garantiu que até o fim do ano os problemas do SAPWeb, novo sistema de acompanhamento processual, estarão resolvidos. "A implantação das tabelas processuais, determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi um elemento complicador na solução dos problemas detectados pelos usuários do novo sistema. Agora, com a questão da tabelas já sanada, estamos dando toda prioridade a isso", afirmou ele. Servidores da Justiça do Trabalho que preferiram não se identificar, porém, não demonstram o mesmo otimismo. Segundo eles, a produtividade continua baixíssima e não seria surpresa se a Justiça do Trabalho no Rio parasse em dezembro por não ter condições de funcionamento.

Na audiência com os representantes da OAB/RJ, que aconteceu na última sexta-feira, dia 10, o secretário-adjunto da Seccional, Marcelo Chalréo, e o vice-presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Ricardo Menezes, levaram ao TRT as reivindicações da classe com relação à Justiça Trabalhista. A maioria delas se referia ao SAPWeb.

Chalréo destacou que foi produtivo o encontro realizado dias antes entre os corpos técnicos de informática da OAB/RJ e do Tribunal. Segundo ele, o Tribunal informou já ter identificado os principais entraves do sistema. "Houve naturais dificuldades de adaptação, mas temos procurado ouvir os usuários. Dentro de 15 dias, por exemplo, estará disponível a consulta pelo nome das partes no sistema Push, o que era um pedido da Ordem", afirmou o desembargador Valadão.

Até o início de 2009, informou ele, o TRT já poderá com novos equipamentos e licenças, o que permitirá a criação de um ambiente específico para os advogados e, conseqüentemente, a verificação da viabilidade de se implantar a consulta automatizada aos processos (através dos chamados 'robôs').

O sistema do TRT não suporta o uso indiscriminado dos robôs, que gera também o problema da insegurança da rede. Os representantes da OAB/RJ propuseram, então, que seja autorizado o acesso via robôs a partir de cadastramento prévio dos escritórios junto ao Tribunal. A idéia será estudada pelo Tribunal.

A reunião contou também com a presença do diretor da Seção Especializada em Dissídios Individuais do TRT, Álvaro Aguiar.