A versão 1 do Sistema Integrado de Protocolicação e Fluxo de Documentos Eletrônicos da Justiça do Trabalho (e-DOC) foi desativada nesta terça-feira, dia 18. O peticionamento eletrônico deve ser feito, agora, por meio da versão 2, disponível desde o dia 7 de maio no Portal do Advogado do Portal do TST. No painel Fique digital, do site da OAB/RJ, foi colocado um link para acesso ao sistema. A nova versão apresenta, entre outras melhorias, compatibilidade com certificados digitais emitidos a partir de janeiro de 2012 e mais rapidez nas operações, fruto de infraestrutura que utiliza a linguagem Java, mais moderna e adequada às exigências atuais. As telas também são mais simples e fáceis de usar. A versão 1 foi retirada de operação por apresentar incompatibilidades operacionais para a utilização dos certificados digitais dos tipos V2 e V3. A certificação é pré-requisito para a utilização do e-DOC, por garantir a validade jurídica do sistema. A atualização do sistema e a desativação da versão 1 do e-DOC não alteram a certificação dos advogados. Assim, não é necessário que os colegas que já têm sua assinatura digital emitam novo certificado. Desenvolvido em 2005 e inicialmente testado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), o sistema e-DOC foi expandido para todos os outros Regionais. Hoje, quase completamente integrado, partes, advogados e peritos de qualquer lugar do Brasil podem enviar petições sem necessidade de deslocamento, bastando que acessem o site e façam o cadastramento. Painel fique digital