12/09/2008 - 16:06

Declaração de advogado de Dantas faz procuradores irem à OAB

Da Agência Folhapress

12/09/2008 - A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) protocolou nesta quinta-feira, dia 11, uma representação disciplinar na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra o advogado Nélio Machado, que defende o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. A reportagem não localizou Machado em seu escritório, no Rio de Janeiro, para comentar o assunto. O advogado não retornou os recados deixados em seu telefone celular e no seu escritório.

Na representação, a associação questiona uma declaração do advogado sobre o procurador da República Rodrigo De Grandis. Machado disse que De Grandis agiu de má-fé na condução do processo sobre o bloqueio de um fundo de investimento de Dantas.

Reportagem publicada nesta quinta-feira na Folha de S.Paulo informa que Machado classificou como má-fé do Ministério Público Federal e da Justiça Federal o bloqueio dos R$ 535,8 milhões do banqueiro que estavam aplicados no fundo. "É má-fé de quem está fazendo isso", afirmou Machado.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, o presidente da associação, Antonio Carlos Bigonha, disse que Machado assumiu uma postura antiética e ilegal, cometendo infração disciplinar prevista no estatuto da OAB. "A postura do nobre advogado é incompatível com o exercício da advocacia, pois desconsidera a urbanidade e o mútuo respeito que devem nortear o relacionamento entre magistrados, procuradores e advogados", afirmou Bigonha na nota.

Bigonha também afirmou que desde que foram iniciadas as investigações contra Dantas na operação Satiagraha, da Polícia Federal, nota-se uma tentativa de desacreditar a atuação de procuradores, magistrados e policiais. O presidente da associação ressaltou na nota que o procurador atua no estrito cumprimento de seu dever funcional e trabalha como defensor da coletividade.