15/10/2015 - 18:12 | última atualização em 16/10/2015 - 14:00

Deborah Prates lança livro sobre acessibilidade atitudinal na OAB/RJ

redação da Tribuna do Advogado

O livro Acessibilidade atitudinal (Gramma Editora), da advogada Deborah Prates, membro da Comissão OAB Mulher, foi lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 15, na sede da OAB/RJ, em um evento que contou com uma palestra de Deborah sobre o tema, explicando sobre a importância da mudança não apenas estrutural da cidade, mas no comportamento das pessoas para lidarem com as deficiências.

“A acessibilidade atitudinal é a principal das acessibilidades, porque ela está na nossa vida no dia a dia e diz respeito ao interior do homem, à sensibilidade e ética. As ações afirmativas que tanto são necessárias só podem acontecer, por exemplo, com a atitudinal implantada. E mudança nos hábitos das pessoas é algo muito difícil”, afirmou a advogada, que elaborou o livro com base em suas experiências cotidianas de oito anos vivendo com deficiência visual.

Um dos assuntos tratados a obra, destacou, foi seu trabalho para inclusão do Processo Judicial eletrônico (PJe), que foi implantado sem acessibilidade. Na época, Deborah foi ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e posteriormente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para requerer o direito ao peticionamento físico enquanto o sistema não estivesse totalmente adaptado às pessoas com deficiência.

Lembrando que a questão da acessibilidade ainda é pouco pensada por quem não tem que lidar com ela, a representante do Brasil no Subcomitê para Prevenção da Tortura da ONU, Margarida Pressburger, afirmou que é necessário passar lições para as crianças no ensino fundamental: “Precisamos trabalhar nossa base, conscientizando nossas crianças sobre o respeito ao próximo e ao lugar do próximo. Aprender desde cedo que os lugares reservados para as pessoas com deficiência, por exemplo, devem ser respeitados, uma cultura que não temos em muitos adultos, infelizmente”.

O evento contou também com a participação do presidente da Gramma Editora, Geraldo Monteiro; e do professor da Associação Brasileira de Professores de Cegos e Amblíopes (ABPCA), Silvio Souza. A mesa foi mediada pela presidente da OAB Mulher, Rosa Fonseca.