24/05/2017 - 14:39 | última atualização em 24/05/2017 - 18:09

Debate sobre futuro das relações de trabalho marca lançamento de livro

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins   |   Clique para ampliar
Nesta terça-feira, dia 23, a Comissão Especial de Direito Sindical (Ceds) e o Centro de Documentação e Pesquisa (CDP) da OAB/RJ promoveram um lançamento duplo: da edição especial da Revista virtual da OAB/RJ, sobre a Reforma Trabalhista; e do livro da Associação Luso-Brasileira dos Juristas do Trabalho (Jutra) Trabalho, castigo e escravidão: passado ou futuro? – que é fruto do XIII Encontro Luso Brasileiro de juristas do Trabalho. Foram feitas exposições sobre ambos os trabalhos.

Representando o presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz, o procurador-geral da entidade, Fábio Nogueira, abriu o evento ressaltando a importância de que “haja mobilização por parte da sociedade civil em relação a esse tema”, tendo em vista a possibilidade de retrocesso social. “Temos visto muitas manifestações populares, e manifestar-se é um direito fundamental, de primeira geração. Está no campo das liberdades públicas. E os direitos fundamentais e liberdades públicas têm sido colocados em xeque a todo o momento nesse país, algumas vezes com o beneplácito do Supremo Tribunal Federal. É uma quadra histórica perigosa a que vivemos”, criticou Nogueira.

A mesa de abertura foi composta pela presidente da Ceds e vice-presidente do IAB, Rita Cortez; pelo diretor do CDP, Aderson Bussinger; pelo presidente da Abrat, Roberto Parahyba; e pelo pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão da UVA, Leonardo Rabelo, que representou a presidente da Jutra, Benizete Ramos de Medeiros. Parahyba e Rabelo foram os palestrantes da noite.

Além da Jutra, apoiaram o evento o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat) e a Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat).