24/10/2016 - 16:56 | última atualização em 07/11/2016 - 18:49

COMPARTILHE

Debate fará contraponto entre as operações Lava-jato e Mãos limpas

redação da Tribuna do Advogado

Os aspectos técnicos das operações Lava Jato (Brasil) e Mãos limpas (Itália) serão discutidos em evento do próximo dia 8, às 16h, promovido pela Comissão de Relações Internacionais da OAB/RJ. Segundo o presidente do grupo, Bruno Barata, o encontro abordará elementos trazidos pela lei anticorrupção e outras alterações legislativas, usando as operações como exemplos práticos e comparativos. 
 
A operação Mãos limpas foi uma investigação judicial de grande repercussão na Itália, que visava esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990 na sequência do escândalo do Banco Ambrosiano, em 1982. A Operação levou ao fim da chamada Primeira República Italiana (1945 – 1994) e ao desaparecimento de muitos partidos políticos. Por conta da operação, muitos políticos e industriais cometeram suicídio quando os seus crimes foram descobertos,enquanto outros se tornaram foragidos, dentro e fora do país.
 
O evento da Comissão de Relações Internacionais é gratuito e terá como palestrantes o advogado criminalista Roberto Delmanto Junior, de São Paulo, e o jornalista italiano Emiliano Guanella, que entrevistou alguns personagens da operação Mãos limpas.
 
A palestra será transmitida pelo canal da OAB/RJ no YouTube.
Abrir WhatsApp