24/09/2008 - 16:06

Em debate com candidatos à Prefeitura, Wadih critica atuação da Justiça Eleitoral

Durante debate com candidatos à prefeitura do Rio, Wadih Damous criticou atuação da Justiça Eleitoral

Do site G1

24/09/2008 - No debate com dez candidatos à Prefeitura do Rio, na manhã desta quarta-feira, dia 24, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ), Wadih Damous, um dos entrevistadores, fez duras críticas à Justiça Eleitoral ao lamentar o excesso de restrições nas campanhas. Ele disse que o "caráter democrático da campanha" está prejudicado. "É lamentável o papel da Justiça Eleitoral na condução do processo eleitoral. Ela tem sido tão restritiva que anula o caráter democrático da campanha", afirmou Wadih.

O TSE informa que a lei eleitoral não é definida pela Justiça Eleitoral. A Justiça apenas regulamenta o que está na lei.

Debate

Participam do debate promovido pelo "Jornal do Brasil" os candidatos Eduardo Paes, Marcelo Crivella (PRB), Chico Alencar (PSOL), Fernando Gabeira (PV), Felipe Pereira (PSC), Alessandro Molon (PT), Jandira Feghalli (PCdoB), Vinícius Cordeiro (PT do B), Paulo Ramos (PDT) e Solange Amaral (DEM). Inicialmente foram convidados os candidatos mais bem colocados em pesquisas de intenções de voto. Mas uma representação do candidato Vinícius Cordeiro fez com que também fossem convidados os candidatos cujos partidos têm representação no Congresso.

Na primeira parte do debate, os candidatos foram questionados sobre problemas de trânsito, sobre desordem social e sobre a questão da saúde. Os candidatos repetiram, em suas repostas, propostas divulgadas na campanha na TV.

Clima

O clima do debate esquentou um pouco quando Crivella condenou a aprovação automática, uma criação do atual prefeito César Maia, e foi interpelado pela candidata Solange Amaral, que defendeu o prefeito. Houve início de bate-boca, que logo foi contido pelos organizadores do evento.

Além da OAB, participaram representantes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Fecomércio, da VivaRio, e da Associação Brasileira de Agentes de Viagens, além de integrantes de organizações da sociedade civil como associações de moradores.