12/09/2019 - 21:40 | última atualização em 13/09/2019 - 07:39

Dando ênfase a temas corporativos, Luciano Bandeira abre II Colégio de Presidentes de Subseção do triênio, em Macaé

Eduardo Sarmento

Com uma breve saudação aos colegas, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, abriu, na noite desta quinta-feira, dia 12, o II Colégio de Presidentes de Subseção do triênio 2019/2021, realizado em Macaé. Durante quatro dias, os mandatários das 63 representações da Ordem espalhadas pelo estado debaterão os rumos da atual gestão, enfatizando os interesses da categoria de acordo com as especificidades de cada região.

"O objetivo é que todos nós possamos desfrutar de um grande colégio, promovendo a união da advocacia. Sempre atuamos desta forma e temos que cada vez mais construir esse ambiente de solidariedade entre os colegas. Privilegiaremos a fala dos presidentes das subseções para, a partir disso, construirmos a política a ser implementada nos próximos tempos", afirmou Luciano.

A programação da manhã de sexta-feira prevê apresentações sobre temas corporativos, com palestras do presidente da Caarj, Ricardo Menezes; do ouvidor-geral da Seccional, Carlos Henrique de Carvalho; e do procurador-geral da Ordem, Alfredo Hilário. Antes disso, a coordenação regional do Banco do Brasil tratará de questões diretamente ligadas à advocacia. O destaque do dia ficará a cargo do presidente Luciano Bandeira, que detalhará dois dos principais projetos da gestão: o Portal da Transparência da OABRJ e o programa Anuidade Zero.

Na parte da tarde, o secretário-geral da OABRJ, Álvaro Quintão, e o secretário-adjunto e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Fábio Nogueira, apresentarão um projeto de qualificação de pequenos e médios escritórios. Encerrando o dia, os presidentes das subseções participarão de uma plenária, na qual será compartilhada e discutida a situação da advocacia de cada região do estado.

Para sábado estão previstas exposições sobre o novo Portal da OABRJ, o projeto de pós-graduação nas subseções e o banco de oportunidades de emprego, que unirá escritórios e advogados, além de debates sobre gestão financeira nas subseções.

A Carta de Macaé, com os principais pontos do encontro e as diretrizes traçadas a partir dos quatro dias de debate, será elaborada e apresentada no domingo, logo após o lançamento da campanha de valorização da advocacia e de palestras das comissões de Celeridade Processual e de Tecnologia da Informação da Seccional.

Participaram da mesa de abertura do evento, além de Luciano Bandeira e do presidente da Subseção de Macaé e anfitrião do encontro, Fabiano Paschoal, a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio; o secretário-geral, Álvaro Quintão; o secretário-adjunto, Fábio Nogueira; o tesoureiro da OABRJ e presidente da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira, o presidente da Caarj, Ricardo Menezes; a vice-presidente da Caixa e diretora de Mulheres da Ordem, Marisa Gaudio; e o secretário-geral e o tesoureiro da Caarj, respectivamente Mauro Pereira e Fred Mendes.